Parlamento Europeu aprova, por unanimidade, o fim das taxas de roaming

Por Redação | 10 de Julho de 2013 às 12h24
photo_camera Telegraph

A Comissão para assuntos da Indústria do Parlamento Europeu aprovou por unanimidade nesta terça-feira (9) o fim das tarifas de roaming para ligações dentro dos Estados-membro da União Europeia. Com a decisão, fica determinado que as taxas acabem até 2015, indo de encontro com os planos da comissária europeia para assuntos digitais, Neelie Kroes.

Os membros da Comissão consideram as taxas e as margens de lucro do roaming desequilibradas e que custos adicionais para ligações internacionais impedem o crescimento e desenvolvimento da região. "Está na hora de a Europa fazer como os Estados Unidos e Índia e abolir as tarifas de roaming", afirmou o eurodeputado Jens Rohde.

O voto unânime para o fim das tarifas também representa o apoio da Comissão ao projeto desenvolvido por Neelie Kroes, que prevê a criação de um mercado único de telecomunicações em todo o continente europeu. Com isso, fazer chamadas telefônicas, enviar mensagens de texto e navegar na internet em dispositivos móveis no exterior custará o mesmo valor dos serviços nos países de origem.

Agora, o projeto deve seguir para o Parlamento Europeu, que deve ser votado em audiência marcada para setembro, e ainda deve ser discutido por todos os países-membro da UE em outubro. No início deste mês, as tarifas de roaming foram reduzidas na Europa em mais uma tentativa de diminuir as diferenças exorbitantes de preços às quais os consumidores são submetidos.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.