Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Operadoras não irão bloquear celulares piratas que já estão em uso

Por| 03 de Junho de 2013 às 11h34

Link copiado!

Operadoras não irão bloquear celulares piratas que já estão em uso
Operadoras não irão bloquear celulares piratas que já estão em uso
Tudo sobre Opera

O sindicato das operadoras de telefonia móvel, Sinditelebrasil, afirmou que as teles não irão bloquear o sinal dos celulares piratas que estão em uso no país, e devem restringir o uso apenas dos novos aparelhos não-homologados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que tentarem se conectar à rede.

Durante uma audiência sobre a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras, o deputado Aureo Ribeiro (PRTB-RJ) pediu que as teles relaxem um pouco as regras do novo acordo que permite que elas interrompam a transmissão de sinal para os aparelhos comprados no exterior ou piratas. O parlamentar defende que a medida, que deve entrar em vigor no próximo ano, é prejudicial aos consumidores.

Ribeiro explicou sua posição afirmando que o cidadão não tem culpa de usar um aparelho que não foi homologado pela Anatel, mas sim o governo. O deputado defende que se o consumidor adquiriu um aparelho pirata, isso é de responsabilidade do governo que não fiscalizou as suas fronteiras para impedir a entrada de produtos piratas em território nacional. E com base nesse cenário, Aureo Ribeiro afirma que as operadoras não podem cortar o sinal dos consumidores à revelia.

O atual presidente da Sinditelebrasil, Eduardo Levy, garantiu que os aparelhos não-homologados que já estão em uso não devem ser bloqueados. No entanto, ele explicou que o sindicato, as operadoras e o governo estão desenvolvendo um sistema capaz de identificar os celulares piratas que estão em uso há algum tempo, sistema este que começará a funcionar no primeiro trimestre de 2014.