Oi anuncia novo presidente e ações da empresa disparam

Por Redação | 05.06.2013 às 14:00
photo_camera Divulgação

A operadora de telefonia móvel Oi anunciou nesta terça-feira (04) Zeinal Bava como novo diretor-presidente das operações brasileiras da empresa. Bava fez as ações da companhia dispararem mais de 15% na Bolsa de Valores de São Paulo.

Segundo a Reuters, Bava substituirá José Mauro Carneiro da Cunha, interino na presidência-executiva da Oi desde janeiro, após a inesperada saída de Francisco Valim do grupo. Carneiro da Cunha voltará a ocupar o posto de chairman da Oi, que tinha deixado.

Zeinal Bava, de 46 anos, comandou a Portugal Telecom nos últimos cinco anos e tem boa reputação no setor de telecomunicações. Sob sua liderança, o grupo português reordenou seus investimentos no Brasil, vendendo a participação que tinha na Vivo à Telefônica e se tornando um importante acionista da Oi. Mesmo à frente da operadora brasileira, o executivo continuará a ter presença na Portugal Telecom em "projetos estratégicos e de inovação e nos trabalhos conjuntos Oi/Portugual Telecom".

A escolha de Bava acontece em meio ao receio de investidores sobre a capacidade da Oi de entregar os resultados prometidos e com o endividamento do grupo. A empresa deve distribuir 2 bilhões de reais apenas neste ano, frente a um agressivo plano de investimentos de 6 bilhões de reais anuais e de uma dívida líquida que ultrapassa 27 bilhões de reais.