Nova tecnologia da Qualcomm deve triplicar velocidade de conexões Wi-Fi

Por Redação | 07 de Abril de 2014 às 09h03

A Qualcomm está quase pronta para lançar sua nova tecnologia de antenas e acelerar as conexões sem fio em espaços públicos, onde normalmente a multidão compartilha a banda larga.

"Muitos de nós já passamos pela situação de estar num aeroporto, por exemplo, e literalmente uma centena de pessoas dvidirem apenas um ponto de acesso. Em alguns casos, você fica limitado a meros kilobits, isso quando não é desconectado", reclama Todd Antes, vice-presidente da Qualcomm Atheros, divisão responsável pelas novas antenas.

A solução apresentada pela Qualcomm atende pelo nome de MU-MIMO (Multi User - Multiple Input Multiple Output), que, resumidamente, transmite dados simultaneamente para um número maior de usuários. "Em nosso caso, a rede pode dialogar com três clientes ao mesmo tempo e é tão eficaz que pode triplicar a velocidade", explica Antes.

mu mimo

A Qualcomm também anunciou um equipamento de transmissão via rádio que pode enviar de três a quatro blocos de fluxo de dados simultaneamente e chips para aparelhos móveis que podem até dobrar o fluxo de dados. Dois segmentos são capazes de transmitir mais de 600 Mbit/s.

Segundo informações da PC World, os usuários do processador Qualcomm Snapdragon 801 já terão acesso ao MU-MIMO, o que inclui os smartphones HTC One M8, Samsung Galaxy S5 e Sony Xperia Z2. Após a atualização do software, é possível transmitir até um bloco de fluxo de dados. O próximo processador, o Snapdragon 805, também virá com a novidade.

snapdragon

Segundo a empresa, Roteadores da Quantenna e da Asus também já estão utilizando os chips e operando com aparelhos capacitados com o Snapdragon 801. Há ainda uma certa resistência inicial do mercado devido a compatibilidade e o processo de homologação junto à Wi-Fi Alliance, órgão que regulamenta a transmissão de internet sem fio no mundo todo, deve começar somente no final do ano.

Após isso, a previsão é de que a MU-MIMO esteja disponível para uso massivo até a metade de 2015.

Fonte: http://www.pcworld.com/article/2139660/public-wifi-speeds-to-get-a-boost-from-qualcomms-new-antenna-technology.html

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.