Nova regra permite cancelamento de serviços de telefonia de forma automática

Por Redação | 07 de Julho de 2014 às 11h06

A partir desta terça-feira (08), os cancelamentos de serviços de telefonia fixa, móvel, TV por assinatura e internet ficarão muito mais fáceis e rápidos. Será possível terminar com a prestação de um serviço sem falar com qualquer atendente.

A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) determinou que esse benefício para os consumidores entrará em vigor. A dificuldade de encerrar serviços ligados a empresas de telecomunicações era uma das principais reclamações realizadas na central de atendimento da ANATEL.

O procedimento será simples. Ao telefonar para o serviço de atendimento de alguma empresa de telecomunicações, o cancelamento será um das opções a serem escolhidas no menu principal. Via internet, o processo será bem semelhante. Para realizar o cancelamento o cliente deverá criar um cadastro com nome de usuário e senha. No momento do cancelamento, o cliente poderá verificar se há alguma taxa ou multa que deverá ser paga devido ao cancelamento do serviço.

Assista Agora: Nunca mais contrate funcionários para sua empresa! Comece o ano em uma realidade completamente diferente!

Outra medida estabelecida pela ANATEL que deverá entrar em vigor neste dia 08 é em relação à validade dos créditos dos celulares pré-pagos. Com o regulamento, qualquer crédito adquirido terá validade de, no mínimo 30 dias. Em lojas e pontos autorizados de vendas, será obrigatório oferecer crédito com validade de 3 a 6 meses.

Recentemente a ANATEL tem tomado diversas medidas que podem ser consideradas de boa utilidade para os consumidores. Uma delas é o retorno da ligação pelo call center caso a ligação caia. Clientes antigos também passam a ter os mesmos direitos referentes às promoções que são oferecidas aos novos clientes, e contratos de fidelização ganharam um prazo máximo de 12 meses.

O cliente também passou a ter maior poder de questionamento mediante as empresas. Caso ele questione a operadora por causa de uma cobrança indevida, a mesma terá 30 dias para responder à reclamação. Se isso não for cumprido, a empresa será obrigada a corrigir automaticamente o valor da conta ou devolver o valor em dobro ao cliente.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.