Nova geração de Wi-Fi poderá ser quatro vezes mais rápida

Por Redação | 16.06.2014 às 08:38
photo_camera Make Use Of

A Wi-Fi Alliance e o Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) já estão preparando o sucessor do mais recente modelo de roteadores sem fio 802.11ac. O desenvolvimento do novo dispositivo, 802.11ax, tem sido focado mais na capacidade de rede e velocidade.

Normalmente, os valores atribuídos aos já popularizados 802.11ac representam a capacidade total dos roteadores mais recentes. No entanto, atualmente as conexões individuais atingem pouco mais de 300 Mbps. A tecnologia 802.11ax viria com a promessa de que cada conexão individual, não apenas o valor para a rede total, tivesse uma velocidade considerável. Apesar das pesquisas ainda estarem em fase inicial, a prioridade é que a velocidade seja aumentada em quatro vezes, permitindo conexões individuais da ordem de gigabites por segundo, segundo Greg Ennis, vice-presidente de tecnologia para a Wi-Fi Alliance.

A tecnologia responsável por esta melhoria se trata de um dispositivo de rádio chamado MIMO-OFDA, ou multiple input-multiple output (entrada múltipla-saída múltipla, em tradução livre), que utiliza várias antenas para enviar diferentes ondas de informação para o mesmo ou outros dispositivos. A sigla OFDA é uma variação da frequência OFDM, utilizada nas gerações antigas de Wi-Fi e em tecnologia 4G atualmente. "A ideia é criar um rádio mais potente e eficiente que pode condensar mais bits na mesma transmissão. Isso seria como criar um 'encanamento de dados' mais largo para as conexões individuais, o que contribuiria para uma maior capacidade de rede e melhor performance da Wi-Fi, mesmo em más condições", explica Ennis.

A chinesa Huawei, que está liderando o grupo de pesquisa, já está fazendo testes com o MIMO-OFDA e tem conseguido resultados de 10,53 Gbps utilizando uma banda tradicional de 5 GHz.

Embora não chegue ao mercado antes de 2018, ao permitir mais informações em um mesmo espaço com conexões simultâneas a um mesmo roteador, a tecnologia 802.11ax permitirá uma experiência de uso muito melhor, especialmente em redes com muitos usuários. Até lá, ainda veremos algumas combinações de letras no alfabeto Wi-Fi, tais como o 802.11ad, que suporta links entre dispositivos e periféricos; e o 802.11ah, que vai oferecer Wi-Fi com alcance de 900 MHz para diminuir a largura da banda e aumentar o alcance.

wifi 802.11ah

Fonte: Qualcomm