Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nokia construirá rede 5G na Finlândia e espera comercializá-la até 2020

Por| 02 de Setembro de 2014 às 12h20

Link copiado!

Nokia
Nokia
Tudo sobre Nokia

A parte da Nokia que não foi adquirida pela Microsoft ainda desempenha um papel importante no setor de telecomunicações. A sede localizada na Finlândia faz muito mais do que apenas produzir mapas e aprimorar seus serviços, bastante elogiados pelos seus usuários. Agora, a intenção da empresa é dar início aos testes da quinta geração da rede da comunicação móvel.

A Nokia tem uma unidade muito bem estruturada no setor de telecomunicações e graças a isso a empresa já fez diversas parcerias com a Siemens e a adquiriu com o objetivo de intensificar sua atuação no setor. A Nokia Networks, como é conhecida, é importante no fornecimento de tecnologias usadas pelas operadoras móveis para gerir e desenvolver suas redes.

E é pensando nisso que a companhia está planejando construir uma rede 5G de testes em Oulu, na Finlândia, já no próximo ano. À medida que a rede de teste de transferência de dados se desenvolve, a Nokia compartilhará APIs para que parceiros e até mesmo concorrentes invistam na tecnologia. O objetivo é dar forma a um novo modelo de colaboração.

Ainda não há informações sobre as especificações do 5G, no entanto a maioria dos boatos a respeito diz que a tecnologia será capaz de fornecer até 1.000 vezes a capacidade das redes LTE (4G) de hoje, incluindo a transferência de dados em torno de 10 a 100 vezes mais rápida que nos dias de hoje.

Continua após a publicidade

O consumo de energia fará parte das normas do 5G, com a possibilidade de redução de até 90%. Já em relação a latência, ela será reduzida em cinco vezes, de ponta a ponta. Com todas esses números, a tecnologia 5G deverá ter uma velocidade de dados de mais de 500 Mbps e latência numa faixa abaixo dos 20 milissegundos, algo impressionante.

A finlandesa também já está conversando com a NTT DoCoMo, principal operadora móvel japonesa, sobre a próxima geração de redes sem fio. Se tudo sair conforme os planos, é possível que vejamos as primeiras aplicações comerciais do 5G em vigor até 2020.