Nokia Siemens bate recorde de velocidade 4G: 1,6 Gbps

Por Redação | 21 de Setembro de 2012 às 08h45

Durante testes realizados em Chicago, a Nokia Siemens bateu o recorde de velocidade com uma conexão 4G. A empresa atingiu a marca de 1,6 Gbps e, segundo o GigaOm, um filme de 3 GB em HD foi baixado, simultaneamente com a realização de um upload de 1,7 GB, em apenas 24 segundos.

A ideia da Nokia Siemens é impulsionar os limites da tecnologia 4G, viabilizando a evolução do LTE para todos. A empresa está usando uma técnica nova de antena inteligente, chamada de MU-MIMO, que na verdade não funciona nos mesmos padrões LTE atuais.

MIMO é o termo de engenharia para conjuntos de antenas, e já é utilizado em 4G e redes Wi-Fi. Em vez de transmitir em um único caminho, a MIMO transmite através de vários caminhos paralelos, aumentando a quantidade de dados que pode ser enviada ou recebida em uma única conexão.

Além disso, as redes LTE de hoje usam duas antenas e na evolução da LTE, esse número cresce para quatro. Mas a Nokia Siemens vai além: a empresa propõe a utilização de oito antenas, que são capazes de se conectar a múltiplas fontes. Parece complicado? Tudo bem, esclarecemos. Hoje, seu aparelho é capaz de se conectar a apenas uma torre celular por vez. Com as oito antenas - e cada uma delas com a capacidade de se conectar a mais de uma torre -, sua conexão será fornecida por uma verdadeira rede, e não apenas por uma fonte única.

O inconveniente aqui é que os dispositivos menores, como o seu smartphone, não devem comportar a instalação de oito antenas. Então, conforme o GigaOm ressalta, o mais provável é que apenas os computadores portáteis possam desfrutar dessa velocidade gigantesca.

A tecnologia está quase pronta para uso comercial, e ao contrário de muitos outros projetos-conceito, este pode mesmo se tornar realidade.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.