Nokia, Samsung e Qualcomm se unem para criar sistema de "GPS interno"

Por Redação | 23 de Agosto de 2012 às 17h00

A Samsung, Nokia e Qualcomm, em parceria com outras dezenove companhias, anunciaram um novo acordo para o desenvolvimento de uma nova ferramenta de localização em ambientes fechados como, por exemplo, supermercados e teatros. A tecnologia será chamada de In-Location.

De acordo com o Venture Beat, a In-Location utilizará uma combinação de Bluetooth e Wi-Fi, que permitirá um grau maior de precisão de localização do que as ferramentas já disponíveis no mercado. Além disso, a tecnologia também garantirá a exploração de outros recursos impressionantes que vão muito além da simples navegação.

A parceria visa criar novas formas de uso da localização indoor e tornar a ferramenta disponível para aparelhos móveis a partir do próximo ano.

Com a In-Location, os usuários poderão transmitir suas localizações com mais precisão, e até garantir que seus amigos te encontrem em um lugar muito movimentado. Outra opção da ferramenta é permitir que os comerciantes a utilizem, com a ajuda de outros aplicativos, para guiar seus clientes até determinados produtos em suas lojas.

As empresas que compõem a aliança são: Broadcom, CRS, Dialog Semiconductor, Eptisa, Geomobile, Genasys, Indra, Insiteo, Nokia, Nomadic Solutions, Nordic Semiconductor, Nordic Technology Group, Nowon, Primax Electronics, Qualcomm, RapidBlue Solutions, Samsung Electronics, Seolan Innovation, Sony Mobile Communications, TamperSeal AB, Team Action Zone e Visioglobe.

Sistemas de localização interna não são nenhuma novidade no mercado e atualmente, a tecnologia tem despertado grande interesse de companhias como Google e RSE.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.