José Otero é o novo diretor da 4G Americas

Por Redação | 07.10.2014 às 10:33 - atualizado em 15.10.2014 às 23:12
photo_camera Divulgação

A 4G Americas anunciou nesta segunda-feira (06) que José Felipe Otero Muñoz está assumindo o cargo de diretor da associação para o Caribe e América Latina. No posto, ele trabalhará ao lado de operadoras de telefonia, fabricantes de dispositivos móveis, agências regulatórias, analistas e outras organizações para fomentar a adoção e utilização da tecnologia LTE em nosso território.

Antes de assumir o cargo, Otero era presidente do Signals Telecom Group e responsável pelas divisões de pesquisas, notícias e editoração de uma companhia que ele fundou há dez anos. É de lá que vem sua larga experiência com o mundo da conexão móvel, tendo sido o responsável por relatórios, análises, pesquisas e guias voltados para a melhor forma de se adotar tecnologias sem fio e como tais ferramentas podem auxiliar no desenvolvimento regional.

Além disso, o executivo também tem passagens pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos, a Casa Branca, o Banco Mundial e a Comissão Interamericana de Telecomunicações, além de ser presença constante em eventos do setor mobile. Inclusive, ele fará sua “estreia” como diretor da 4G Americas moderando um painel no Futurecom 2014.

O evento acontece em São Paulo e começa no dia 13 de outubro. Na ocasião, ele vai falar sobre o estado atual da banda larga móvel na América Latina e participará, ao lado de outras lideranças do setor, de palestras e mesas redondas voltadas justamente para o fomento do LTE e das tecnologias de acesso à internet mobile na região.

Otero é formado em Estudos Latino Americanos na Universidade de Boston, nos Estados Unidos, e em Estudos e Segurança, em Leicester, na Inglaterra. Além disso, é pós-graduado em Direito de Tecnologia da Informação pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, além de ter sido pesquisador do Centro de Investigação e Docência Econômica no México.