Investir em gestão é a chave para o sucesso das pequenas operadoras

Por Colaborador externo | 06.01.2015 às 09:50

por Romulo de Paula*

Poucas vezes o Brasil viveu um cenário de tantas mudanças no que diz respeito às grandes operadoras de telecomunicações que atuam no País. Venda de ativos, fusões e o interesse dos grandes grupos internacionais nas operações locais mostram que atuar no mercado de telecomunicações continua sendo um grande negócio por aqui.

Longe dos holofotes e com menor presença na mídia, uma série de pequenas e médias operadoras de telecomunicações trabalham diariamente para conquistar seu espaço em um mercado extremamente competitivo.

Com o crescimento do poder de consumo do brasileiro e o aumento nos investimentos das grandes empresas na expansão de suas redes, é inevitável que o cenário se torne cada vez mais competitivo para as operadoras regionais. Novos players irão chegar para dividir o mercado consumidor, os descontos serão cada vez maiores e o ticket médio, consequentemente, menor.

Diante desse cenário, só irão se destacar aquelas que conseguirem ter uma oferta de ponta, atendendo o cliente com serviços cada vez melhores e adequados às necessidades do cliente, mas com uma estrutura cada vez mais enxuta, o que garantirá a rentabilidade do negócio.

Para isso, será necessário que este segmento dê um “salto” no que diz respeito à gestão e investir em tecnologia da informação é parte fundamental deste processo. Embora algumas empresas de telecomunicações ainda sejam geridas de forma não tão profissional, já existem ferramentas focadas no negócio das operadoras que oferecem as bases administrativas para que as mesmas ampliem sua oferta e disponibilizem ao cliente o chamado Triple Play, ao mesmo tempo em que contribuem para que a empresa atenda aos rigorosos padrões estabelecidos pela Anatel.

Mais do que garantir a base para a expansão dos serviços, ter uma gestão mais eficiente possibilitará que a empresa esteja preparada para uma trajetória de crescimento sólida, garantindo aos sócios as informações necessárias para tomar decisões estratégicas para o futuro do negócio.

*Romulo de Paula é diretor comercial da Art IT, especializada em soluções de tecnologia da informação com forte atuação no mercado de telecomunicações.