Huawei revela importantes avanços em redes 100G e 400G

Por Redação | 05.06.2014 às 14:47

A Huawei investiu mais de US$ 5 bilhões em pesquisa e desenvolvimento em 2013 para oferecer tecnologias de ponta em banda larga fixa. A empresa é líder mundial em soluções de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e tem realizado diversas implementações de redes comerciais 100G e 400G bem sucedidas em todo o mundo.

Segundo os dados divulgados pela agência Burson Marsteller, a companhia chinesa já fez a implantação de mais de 150 redes comerciais de 100G espalhadas pelo planeta, além de trabalhar com inúmeras inovações no segmento de redes com mais de 100G. Um exemplo disso é o desenvolvimento do protótipo 40T Wavelenght-Division Multiplexing (WDM), que foi revelado em março de 2013. O primeiro teste com 400G da Huawei foi feito há dois anos, em junho de 2012.

Aqui no Brasil, o principal trabalho recente da empresa foi a parceria com a Vivo no ano passado. O projeto, atualmente já concluído, implementou uma rede de transmissão de dados baseada em WDM que cruza toda a floresta Amazônica, incluindo o rio Amazonas. A rota possui mais de dois mil quilômetros, conectando as capitais Manaus e Belém com uma rede capaz de suportar transmissões de voz e serviços de dados de banda larga.

Ainda na América Latina, o trabalho da Huawei tem se destacado pelas tecnologias inovadoras implementadas no continente. Em dezembro de 2013, a empresa, juntamente com a Telefónica Chile, instalou a primeira rede comercial do mundo do tipo WDM de 400G baseada no padrão OTN (Rede de Transporte Ótico). Esse projeto foi responsável por colocar em funcionamento uma das redes mais rápidas da indústria baseada na tecnologia OTN 400G.

Na Europa, o trabalho desenvolvido foi a criação da maior rede core IP de todo o continente habilitada para utilização comercial em tecnologia 400G. A implantação dessa rede aconteceu em parceria com a Broadnet, líder na Noruega em comunicações de dados a base de fibras.

O trabalho de implementação de tecnologias inovadoras de telecomunicações da Huawei tem impulsionado o mercado aumentando o crescimento mundial do setor. Segundo os dados da Infonetics, a Huawei obteve a maior taxa de crescimento no mercado global de IP no 4º trimestre de 2013. Das 50 maiores operadoras de telecomunicações do mundo, a companhia chinesa já implantou suas tecnologias em 45 delas.