Governo federal decide leiloar faixa de TV analógica para 4G

Por Redação | 06 de Agosto de 2012 às 17h08
photo_camera Kero Dicas

O governo federal está incentivando as telecomunicações no Brasil e irá leiloar uma nova frequência para que as operadoras possam começar a explorar o campo da tecnologia 4G no país. A faixa de 700 MHz será leiloada para as empresas com um custo mais acessível.

A frequência é a mesma utilizada pelas emissoras de televisão atualmente e possui maior alcance no interior do país. A nova frequência tem um custo relativamente menor que a faixa de 2,5 GHz, leiloada em junho deste ano. Tal fato se deve ao menor número de antenas necessárias para seu funcionamento e suprimento da demanda.

Por utilizar a mesma frequência da TV aberta, os grandes centros urbanos enfrentarão um obstáculo e só conseguirão operar seus dispositivos 4G nos 700 MHz em 2016, quando todas as emissoras completarem a transição da TV analógica para a digital. A explicação foi dada pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, à Folha de S. Paulo.

O leilão está previsto para acontecer em 2013 e, de acordo com o governo federal, um programa de universalização do serviço de banda larga deve ser lançado em 2014, utilizando a nova faixa de frequência para o 4G.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.