Estudo mostra que 59% das operadoras pretendem lançar novos serviços até 2015

Por Redação | 23 de Setembro de 2013 às 09h10

Um estudo conduzido pela Amdocs, empresa do setor de sistemas e serviços de comunicações, realizado em parceria com a Telesperience, revelou dados sobre o mercado global de telecomunicações.

A análise levou em conta atuais e futuras estratégias de grandes operadoras em todo o mundo, referentes à gestão e ciclo de vida de seus produtos e serviços. Segundo os dados da pesquisa, 59% das operadoras pretendem lançar novos produtos ou serviços até 2015.

Apesar dessa vontade, as empresas reconhecem que apenas 48% das ideias que surgirem realmente chegarão ao mercado, em grande parte devido ao orçamento limitado de apenas 10%, em média, gastos com soluções de gestão de produtos. Muito do que poderia ser viabilizado acaba caindo em um limbo pela falta de gerenciamento adequado.

O relatório aponta que a chegada de uma nova oferta ao mercado demora, em média, dois meses a mais do que o tempo originalmente estimado no planejamento, mostrando que existe uma falta de investimento em ferramentas adequadas e metodologias de PLM (Product lifecycle management). Além disso, 26% dos entrevistados não sabiam ao certo os valores envolvidos no lançamento de um produto.

Quanto ao PLM, 47% dos profissionais entrevistados afirmam que suas empresas já estão trabalhando em ferramentas para centralizar as informações de seus produtos. Outros 44% pretendem investir em soluções PLM nos próximos dois anos, e 16% acreditam que suas empresas desenvolverão soluções internas de PLM ao invés de optar por softwares já existentes no mercado.

O estudo da Amdocs ouviu 32 executivos, líderes de companhias sediadas em 22 países ao redor do mundo, incluindo o Brasil. Para ver o estudo completo, clique aqui.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.