Estudo aponta que 36% dos usuários móveis ainda usam 3G para se conectar à web

Por Redação | 12 de Janeiro de 2015 às 16h22

Uma pesquisa revelada nesta segunda-feira (12) pela GlobalWebIndex revela que apenas 16% do adultos do mundo utilizam as redes 4G como principal meio de se conectar à internet através dos dispositivos móveis, mostra o Phone Arena. O estudo é relativo ao terceiro trimestre de 2014 e entrevistou 41.923 adultos em diferentes regiões no mundo.

O número de usuários das redes LTE, no entanto, varia bastante conforme a região do globo. A América do Norte lidera o ranking, com pouco mais de um terço (36%) dos consumidores já se conectanto através do 4G. O Oriente Médio e África ficam em segundo lugar, com 17%, seguidos pela Ásia-Pacifico (14%) e Europa (12%). A América Latina é a região mais atrasada, com apenas 11% dos usuários móveis conectados com o 4G.

A adoção do 4G também varia significativamente conforme a idade e faixa de renda dos consumidores. O uso maior fica no grupo de 25 a 34 anos, no qual 19% usam o 4G. No grupo dos 25% de entrevistados com maior renda, 23% já usam 4G.

A maior parte dos usuários, no entanto, ainda está nas redes 3G, que globalmente representam 36% do total de acessos dos entrevistados. O acesso via Wi-Fi vem empatado em segundo lugar com o 4G, com 16% das respostas. A tecnologia GPRS, que inclui o 2G, ainda representa 4% do total.

A pesquisa revelou também que 80% dos adultos entrevistados já possuem um smartphone, e metade deles, um tablet. Os dispositivos usáveis também já começam a constar nas estatísticas, com 9% dos entrevistados afirmando que já possuem um smartwatch e, 7%, uma pulseira fitness.

O Android também foi o sistema dominante, presente em 54% dos smartphones e 20% dos tablets dos pesquisados. O iOS foi o sistema de escolha de 16% dos smartphones e 13% dos tablets.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.