Consumidores estão mais satisfeitos com setor de telefonia fixa

Por Redação | 23 de Maio de 2013 às 13h48

Enquanto as coisas não andam muito bem no setor de telefonia móvel, os clientes do setor de telefonia fixa estão se mostrando satisfeitos com o serviço. O Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC), medido pela universidade paulista ESPM, apontou um aumento de 4,3% na avaliação positiva dos consumidores do setor.

Este é o segundo mês consecutivo que as empresas de telefonia fixa são avaliadas positivamente pelos consumidores, passando de 44,5% em março para 48,8% em abril. A redução na tarifa de ligações de telefone fixo para celulares instaurada no último mês é um dos fatores que influenciaram no aumento da satisfação dos clientes. As empresas pesquisadas neste setor foram Telefonica, Telemar, Brasil Telecom e Embratel.

Já no setor de telefonia móvel, apesar de um ligeiro crescimento em relação ao mês anterior, o nível de satisfação dos consumidores ainda é muito inferior ao da telefonia fixa. Em março, 28,4% dos consumidores se disseram satisfeitos com a telefonia celular, e esse número subiu para 28,5% em abril. Neste segmento, as empresas analisadas foram Claro, Oi, TIM e Vivo.

O indicador avalia a satisfação do consumidor em relação a 96 empresas de 24 setores. No mês de abril, 13 setores apresentaram queda na satisfação dos consumidores em relação ao mês anterior. São eles: Lojas de Departamento, Supermercados, Indústria Automobilística, Bebidas, Personal Care, Indústria Farmacêutica, Vestuário, Saneamento Básico, Indústria Digital, Gás, Hospitais, Aviação e Drogarias.

Já os setores que registraram alta são: Bancos, Telecom, Alimentos, Eletrodomésticos, Energia Elétrica, Construtoras, Seguradoras, Telefonia Fixa, Bens de Consumo, Convênios Médicos e Transportes Metropolitanos. O Índice Nacional de Satisfação do Consumidor é o primeiro e único indicador brasileiro com dados totalmente levantados na internet.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.