Consumidor poderá fazer ligações interurbanas sem discar o número da operadora

Por Redação | 21 de Março de 2013 às 13h12

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) publicou nesta quarta-feira (20) uma nova resolução no Diário Oficial da União que define que todas as ligações interurbanas efetuadas a partir de um número de telefone fixo não precisarão conter o número da operadora. Ou seja, os consumidores poderão ligar para outros estados sem ter que discar depois do zero e antes do DDD do estado aqueles 2 dígitos que identificam a empresa pela qual eles farão a ligação.

Atualmente, o recurso só é possível em ligações interurbanas efetuadas a partir de telefones celulares. No entanto, para começar a oferecer o novo serviço aos seus consumidores, as operadoras de telefonia deverão enviar uma solicitação à Anatel até o dia 18 de junho deste ano.

Com a nova determinação, os clientes poderão escolher a operadora da sua preferência que será, automaticamente, usada para todas as ligações interurbanas em que ele não digitar o código de uma nova operadora. E no caso de ligações internacionais, os consumidores precisarão apenas digitar o 00, mais o código do país, mais o código de área da região do país para a qual você está ligando, e o número de telefone.

Para definir qual operadora gostaria de usar, o cliente deverá informar à sua prestadora de telefonia fixa o Código de Seleção de Prestadora (CSP) - números que identificam a operadora como, por exemplo, Embratel 21 e Telefônica 15. Ao informar qual operadora gostaria de usar sempre que realizar chamadas interurbanas de curta e longa distância, o consumidor poderá realizar suas ligações sem discar o código.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.