Cobertura de telefonia e dados nos aeroportos nacionais será ampliada

Por Redação | 24 de Abril de 2013 às 18h53

Nesta quarta-feira (24), o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, anunciou que a cobertura da internet 3G e 4G nos aeroportos brasileiros será ampliada graças à instalação de mais antenas. A declaração foi feita durante a audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) da Câmara dos Deputados.

A novidade surgiu de um acordo entre a Infraero e as operadoras de telefonia. As melhorias devem começar pelos aeroportos das cidades que sediarão a Copa das Confederações em 2013 e, de acordo com o Portal da Copa do Mundo 2014, devem ser vistas entre 15 e 30 de junho.

Além das redes de dados móveis, o acordo também prevê melhoria na rede de voz das operadoras na região dos aeroportos. Bernardo explica que o acordo fechado institui a cobrança de R$ 3 mil mensais, referente ao aluguel do uso do espaço para instalação das antenas nos terminais dos grandes aeroportos, e nos pequenos o valor será reduzido em até R$ 1 mil, de acordo com o porte de cada terminal.

Em relação à Lei das Antenas, que prevê normas de competência federal para diminuir a burocracia na hora de instalar antenas de telefonia nos municípios, Bernardo disse que ele deve ser votado pela Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dentro de 15 a 20 dias. "Queremos qualidade e que as empresas melhorem o serviço, mas tem de ter infraestrutura. Nós temos de ajudar nisso", declarou o ministro.

Leia também: Lei Geral das Antenas: triste realidade da infraestrutura da rede de comunicação

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.