Clientes poderão acompanhar saldo do celular pré-pago pela internet

Por Redação | 10.07.2013 às 11:00 - atualizado em 18.09.2013 às 20:11

Um projeto aprovado pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) obriga operadoras de telefonia móvel a disponibilizar informações sobre a utilização de créditos de planos pré-pagos por meio de sua página na Internet.

Se não houver recurso para análise pelo Plenário do Senado, os usuários poderão ter acesso a informações detalhadas sobre as condições de preços praticados e serviços oferecidos pela operadora contratada. A senadora Lídice da Mata, autora do projeto, alega que a diversidade de planos e promoções disponíveis no mercado pode confundir os usuários.

Além disso, assinantes de planos pré-pagos encontram dificuldades para acompanhar seus gastos, já que as informações divulgadas pelas empresas nem sempre são claras e detalhadas. A maioria dos usuários no país opta por planos pré-pagos, e a modalidade é a que lidera as reclamações feitas nos órgãos de defesa do consumidor.

A relatora do projeto, Vanessa Grazziotin, destaca ainda que as operadoras de telefonia não precisam realizar grandes investimentos para informar seus clientes sobre seus gastos, já que a maioria delas conta com sistemas informatizados para gerenciar a utilização de créditos.

Leia também: TIM e Vivo recebem multa por propaganda enganosa