Claro apresenta novo serviço de vídeo sob demanda

Por Redação | 10 de Outubro de 2012 às 15h00

A Claro anunciou na última terça-feira (9) seu novo serviço ClaroVideo para streaming de vídeos pelas redes 4G na faixa de 2,5 GHz e 3G+ (nome comercial que a operadora deu ao HSDPA+). O serviço over-the-top (OTT) será lançado no primeiro trimestre de 2013. O serviço foi divulgado durante a Futurecom, evento de telecomunicações que acontece esta semana no Rio de Janeiro.

O ClaroVideo pretende ser voltado para smartphones e tablets para competir com serviços conhecidos de streaming de vídeo via web, como o Netflix.

De acordo com Carlos Zenteno, presidente da operadora, o preço do serviço será bastante competitivo e ele irá oferecer um catálogo com "milhares de produtos disponíveis", funcionando tanto para assinantes como em vídeo on-demand (VOD) transacional. O catálogo adicional de lançamentos será cobrado à parte.

Quem é cliente da Claro TV também terá acesso ao novo serviço, que efetuará cobrança em conta ou na hora do contrato, pelo cartão de crédito.

O ClaroVideo funcionará em plataformas Android e iOS, bem como em SmartTVs e consoles de videogame, com tecnologia especial para adequar a qualidade do streaming a cada velocidade e aparelho utilizado, seja no 3G, LTE ou Wi-Fi.

A Claro pretende lançar uma série de ofertas OTT até o lançamento comercial de sua rede 4G, que tem data prevista para abril de 2013. A empresa está preocupada em fornecer a nova rede a tempo, pois será necessário ter tecnologia suficiente para a cobertura nas cidades-sede da Copa das Confederações. O objetivo é que, até a Copa do Mundo de 2014, a rede já esteja consolidada.

A empresa ainda pretende lançar um serviço de games online baseado na nuvem e um novo serviço de streaming de músicas.

Para se adaptar às novas tendências, a Claro está investindo no lançamento de terminais 4G e pretende lançar, até o final do ano, a versão 4G do Samsung Galaxy S3, que já está em fase final de homologação na Anatel.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.