Claro apresenta novo serviço de vídeo sob demanda

Por Redação | 10 de Outubro de 2012 às 15h00

A Claro anunciou na última terça-feira (9) seu novo serviço ClaroVideo para streaming de vídeos pelas redes 4G na faixa de 2,5 GHz e 3G+ (nome comercial que a operadora deu ao HSDPA+). O serviço over-the-top (OTT) será lançado no primeiro trimestre de 2013. O serviço foi divulgado durante a Futurecom, evento de telecomunicações que acontece esta semana no Rio de Janeiro.

O ClaroVideo pretende ser voltado para smartphones e tablets para competir com serviços conhecidos de streaming de vídeo via web, como o Netflix.

De acordo com Carlos Zenteno, presidente da operadora, o preço do serviço será bastante competitivo e ele irá oferecer um catálogo com "milhares de produtos disponíveis", funcionando tanto para assinantes como em vídeo on-demand (VOD) transacional. O catálogo adicional de lançamentos será cobrado à parte.

Quem é cliente da Claro TV também terá acesso ao novo serviço, que efetuará cobrança em conta ou na hora do contrato, pelo cartão de crédito.

O ClaroVideo funcionará em plataformas Android e iOS, bem como em SmartTVs e consoles de videogame, com tecnologia especial para adequar a qualidade do streaming a cada velocidade e aparelho utilizado, seja no 3G, LTE ou Wi-Fi.

A Claro pretende lançar uma série de ofertas OTT até o lançamento comercial de sua rede 4G, que tem data prevista para abril de 2013. A empresa está preocupada em fornecer a nova rede a tempo, pois será necessário ter tecnologia suficiente para a cobertura nas cidades-sede da Copa das Confederações. O objetivo é que, até a Copa do Mundo de 2014, a rede já esteja consolidada.

A empresa ainda pretende lançar um serviço de games online baseado na nuvem e um novo serviço de streaming de músicas.

Para se adaptar às novas tendências, a Claro está investindo no lançamento de terminais 4G e pretende lançar, até o final do ano, a versão 4G do Samsung Galaxy S3, que já está em fase final de homologação na Anatel.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.