Cinco problemas de rede comuns no dia a dia que você não precisa enfrentar

Por Colaborador externo | 23.10.2014 às 16:30

por Carlos Echeverría*

Descobrimos que muitos profissionais de TI enfrentam os mesmos desafios quando se trata de melhorar a produtividade e prevenir paralisações. Felizmente há uma solução simples que permite aos administradores concentrarem sua expertise em importantes projetos de TI, ao invés de apagar pequenos incêndios. Se você depende de e-mail e bancos de dados, ou da execução de um site ou loja online, o monitoramento de rede garante que você possa verificar a disponibilidade dos sistemas, serviços, aplicações e uso da largura de banda, além de se manter informado sobre questões potencialmente graves, antes que se tornem um problema maior. Confira as soluções:

Reconhecimento antecipado de prováveis problemas de hardware

Quer saber por que seus aplicativos estão lentos e ter certeza se é necessário atualizar seus recursos de hardware para evitar falhas? Sua infraestrutura de TI precisa de revisão constante para garantir o bom funcionamento do seu sistema. Quer se trate de verificar a temperatura de seus servidores ou saber quando seus discos rígidos estarão cheios, o monitoramento de rede ajuda você a obter informações precisas e o histórico do relatório de todos os seus componentes. Esta informação fornece insights sobre tendências mais amplas - inclusive quando os recursos irão acabar e avisando-o de um evento inesperado, como paralisações do servidor. A melhoria do acesso aos detalhes mais importantes de sua infraestrutura torna mais fácil obter a melhor performance de seus recursos.

Fraco desempenho da página na Internet

A disponibilidade e o tempo de carregamento das páginas na Web são primordiais, não só para sites de comércio eletrônico, como para qualquer organização que procura tornar mais fácil a conexão para os seus públicos. Se um processo de compra falha devido a erros técnicos ou problemas de itens do navegador (browser) na sua página, essa é uma experiência horrível, pois você perderá clientes e dinheiro. Ferramentas de monitoramento de rede podem mostrar o tempo usado para carregamento e medição do desempenho. Além de ajudar a compreender quais os picos de tráfego na sua página, para que você saiba quando é o momento de alocar mais largura de banda.

Ambientes virtuais não confiáveis

O monitoramento de rede oferece opções para ajudá-lo a visualizar rapidamente seus ambientes virtuais. Sensores (pontos de medição) podem monitorar desde a CPU e a memória utilizada na velocidade da rede, assim como o hardware que hospeda o equipamento virtual (virtual machine). Isso permite que você compreenda imediatamente onde o problema pode estar, o que significa menos tempo gasto na sua solução.

Falhas nos serviços do Windows Services e preocupações com o Servidor

Problemas com Outlook é uma experiência comum para muitas organizações. Se um serviço em um servidor falhar, uma das correções mais comuns é reiniciar o servidor. Novas ferramentas de monitoramento de rede permitem a opção de reiniciar o servidor automaticamente, mesmo se você estiver fora do escritório, o que lhe dá mais flexibilidade. Além de oferecer notificações de alerta, incluindo por SMS ou até mesmo monitorar aplicativos de smartphones para mantê-lo informado de quaisquer falhas.

Problemas de segurança na sua rede

Você tem certeza de que sua rede é segura? Ao invés de agir como uma ferramenta de linha de frente de segurança, como um antivírus, um monitor de rede é parecido com um centro de comando, pois supervisiona todos os aspectos de segurança no ambiente da rede. Embora seja importante ter um programa de antivírus em execução, com as últimas atualizações instaladas, também é essencial que você rastreie qualquer atividade incomum. O monitoramento de rede torna fácil de detectar usos suspeitos de uma CPU e picos de tráfego, além de verificar as conexões de rede. Assim, é possível se manter atento às suas atuais soluções de segurança, certificando-se que estão online e ainda mantendo-se atento ao controle de atividades camufladas ou despercebidas.

*Carlos Echeverría, Gerente de Desenvolvimento de Canais para América Latina da Paessler AG