Chegada do 4G irá comprometer sinal da TV paga na Grande São Paulo

Por Redação | 04.12.2012 às 12:11

A chegada da tecnologia 4G no Brasil é um tema muito discutido e irá ampliar a conexão móvel no país. Mas, segundo informações da coluna Outro Canal do jornal A Folha de S. Paulo, a chegada da quarta geração poderá deixar mais de 30 mil pessoas sem sinal de TV a cabo na Grande São Paulo nos primeiros meses de 2013.

Na região, parte da frequência utilizada pelos serviços de canais de televisão pagos utiliza o MMDS (Serviço de Distribuição Multiponto Multicanal) - responsável pela transmissão do sinal da TV paga por micro-ondas - e esta mesma frequência deverá ser utilizada para o 4G a partir de 2013, como parte da determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Com a determinação, os assinantes da TVA (Vivo TV), que utiliza a frequência MMDS na região, perderão o sinal da sua TV paga durante os primeiros meses de 2013. A publicação ainda recebeu informações de assinantes que moram nas regiões de Osasco e Alphaville sobre falhas constantes no sinal, mas a operadora não informa os motivos para o problema.

Conexão 4G

Reprodução: Tech Líder

As falhas estão diretamente relacionadas aos testes que estão sendo realizados com a tecnologia 4G. A Vivo afirmou que irá seguir as determinações da agência para a instalação da nova geração e deverá liberar o espectro MMDS para o uso do 4G nos locais onde realiza a prestação de serviço de TV a cabo com a frequência. Além disso, a empresa afirmou que seus clientes serão avisados com antecedência sobre qualquer modificação que venha a ser feita.