Celulares do interior de SP ganham nono dígito no próximo domingo (25)

Por Redação | 22 de Agosto de 2013 às 14h28

As linhas de telefones celulares do interior do estado de São Paulo, com DDDs 12 e 19, ganharão o nono dígito a partir do próximo domingo (25). Com isso, todos os números de celulares do estado de São Paulo utilizarão o número '9' antes dos outros números. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Com a adição do nono dígito, os códigos de área (DDD) passarão a contar com 90 milhões de possíveis combinações numéricas cada. Os outros estados brasileiros, diferente da região metropolitana de São Paulo, ainda não estão com as combinações saturadas, como informa a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Mas, a implantação do nono dígito no interior do estado faz parte de um projeto mais amplo para que em todo o território nacional os telefones celulares utilizem o número '9' até o final de 2016.

Neste primeiro momento, as ligações efetuadas com apenas oito dígitos entre os dias 25 de agosto e 9 de setembro continuarão a ser completadas. E, a partir do dia 9 de setembro até o dia 2 de dezembro, algumas das ligações sem o nono dígito poderão não ser concluídas e uma mensagem será apresentada ao usuário sobre a mudança.

A partir do dia 27 de outubro, os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo também terão o nono dígito, e até o fim de 2014, o nono dígito deve chegar ao Amazonas, Roraima, Pará, Amapá e Maranhão. E até o final de 2015, a mudança deve acontecer em Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí, enquanto Rondônia, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul irão ganhar o nono dígito até o final de 2016.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.