Celulares do RJ, ES e interior de São Paulo vão receber o nono dígito este ano

Por Redação | 31 de Janeiro de 2013 às 14h50

O nono dígito, que foi incluso nos telefones móveis com DDD 11, agora será expandido para os números do Rio de Janeiro, Espírito Santo e interior de São Paulo, segundo a publicação de hoje (31) da Anatel no Diário Oficial.

A Agência Nacional de Telecomunicações alertou que, a partir do dia 25 de agosto de 2013, celulares com os códigos 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19 (Estado de São Paulo) passam a utilizar o 9 na frente dos números atuais. Já os telefones móveis das áreas 21, 22 e 24 (Estado do Rio de Janeiro) e 27 e 28 (Espírito Santo) recebem o nono dígito no dia 27 de outubro.

Assim como aconteceu em São Paulo, haverá um período de adaptação, onde as ligações para celulares com apenas oito dígitos serão completadas. Após 40 dias da implantação do novo sistema, as ligações sem o 9 na frente do número serão interceptadas pela prestadora e o usuário será orientado a usar a nova numeração. Depois desse mesmo período, mensagens SMS e MMS também não serão enviadas apenas com o número de oito dígitos.

Após 100 dias das datas anunciadas na publicação da Anatel, as chamadas sem o nono dígito nas regiões descritas não serão mais completadas. Alguns aplicativos para smartphones ajudaram os moradores da cidade de São Paulo a adequarem sua agenda de telefones para a regra da Anatel. É bem provável que, com os demais locais, o mesmo deva acontecer.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.