Até 2014, quantidade de celulares deverá ultrapassar número de pessoas da Terra

Por Redação | 10.12.2012 às 12:31

A União Internacional de Telecomunicações (UTI) divulgou números impressionantes em relação ao mercado de telecomunicação mundial. Estima-se que até 2014 a quantidade de aparelhos celulares em uso deverá superar a quantidade de pessoas que habitam a Terra. As informações foram publicadas pelo Estadão.

O Brasil está entre os países que possuem uma taxa de penetração dos celulares superior a 100%. Por aqui essa taxa chega a 120%, o que corresponde a cerca de 240 milhões de celulares sendo utilizados no país. Mas quem sai na frente mesmo é o mercado chinês, que já atingiu a marca de um bilhão de assinaturas de serviços de rede móvel. Além do número impressionante de aparelhos, o ritmo de crescimento é bastante acelerado.

Já existe um total de seis bilhões de celulares em operação no mundo inteiro, sendo que apenas a Ásia representa 50% desse número. Em sete países do globo, a taxa de penetração de celulares superou a marca de 200%.

A UTI também divulgou dados referentes à rede mundial de computadores, e mostrou que 2,3 bilhões de pessoas em todo o mundo possuem acesso à Internet. Esse número pode parecer gigante, mas, por outro lado, isso significa que cerca de 75% da população mundial ainda não possui acesso à web. O número de pessoas com conexão à Internet cresceu 100% em relação a 2007, e, apesar dos custos de comunicação apresentarem uma queda de 30% entre 2008 e 2011, isso não foi suficiente para democratizar o uso dessa tecnologia.

Os dados foram divulgados hoje (10) durante a Conferência Mundial sobre Telecomunicações Internacionais, organizada pela UTI. O evento reúne representantes de 193 países nos Emirados Árabes desde a última semana para chegar a um consenso em relação à regulamentação da web. O evento termina na próxima sexta-feira (14), com um veredito final a respeito das mudanças que devem ocorrer na segurança e liberdade de acesso à Internet.