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Anatel suspende promoções de operadoras até janeiro com medo de sobrecarga

Por| 24 de Dezembro de 2012 às 12h35

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Anatel suspende promoções de operadoras até janeiro com medo de sobrecarga
Anatel suspende promoções de operadoras até janeiro com medo de sobrecarga
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A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) suspendeu neste domingo (23) todas as promoções das operadoras de telefonia móvel até janeiro de 2013, com medo de uma sobrecarga na rede que venha a afetar a qualidade das chamadas no final deste ano.

A decisão é decorrente do aumento do número de reclamações de clientes nos últimos meses e o temor de que o aumento do tráfego de dados móveis e de voz durante as festas de final de ano prejudique as operações, acarretando uma sobrecarga nas redes de telefonia móvel. Com base nisso, em novembro a agência suspendeu a promoção da TIM Infinity Day, que permitia que os usuários realizassem ligações ilimitadas para outros números da operadora por tarifa diária de R$ 0,50.

"Nessa época de Natal é quando temos o maior tráfego na rede de telefonia, por isso não seria o melhor momento para promoções que possam gerar impacto ainda maior. A partir de janeiro, por conta das férias, o tráfego tem uma queda e então essas promoções podem ser liberadas", afirmou Bruno Ramos, superintendente de Serviços Privados da Anatel.

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As operadoras estão sendo monitoradas pela Anatel desde julho

O superintendente ainda afirmou que a agência também bloqueou em novembro os pedidos para o lançamento de promoções parecidas junto à TIM, Claro e Oi. A operadora Oi chegou a lançar as ofertas para seus clientes, mas voltou atrás com receio de alguma medida ser tomada pelo órgão regulador.

Desde julho, as operadoras estão sendo monitoradas pela Anatel, com base nas novas regras da telefonia móvel estipuladas depois de a agência ter tomado medidas para diminuir as reclamações de clientes. Oi, Claro e TIM ficaram proibidas de habilitar novas linhas e chips em alguns estados brasileiros antes de enviarem à Anatel um plano para os próximos dois anos de melhorias em redes e atendimento aos clientes em call centers.