Anatel: operadoras têm 4 meses para melhorar telefonia fixa

Por Redação | 14 de Fevereiro de 2013 às 18h49

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou nesta quinta-feira as novas regras de qualidade para telefonia fixa, que começam a vigorar dentro de 120 dias. Tais regras visam estabelecer novas obrigações e metas revisadas para estes serviços. As informações são da Reuters.

Segundo a Anatel, "as prestadoras do serviço devem dispor de sistemas de supervisão e de gerência de rede para atuar preventivamente na detecção e proativamente na correção dos defeitos, com capacidade para emitir e armazenar relatórios mensais padronizados e auditáveis".

De acordo com as novas regras, as tentativas de realização de chamadas fixas locais devem ser completadas em, pelo menos, 93% dos casos. Chamadas realizadas a longas distâncias terão um limite mínimo de 92% de sucesso, o que vale também para as chamadas internacionais.

As chamadas fixas na rede das prestadoras destinadas a seus centros de atendimento devem ser completadas em pelo menos 95% dos casos.

A agência reguladora também determinou novas regras quanto às reclamações. A relação do total de queixas contra prestadoras fixas em todos os seus canais de atendimento e o número de conexões a seus serviços não poderá superar 4% em um primeiro instante, caindo para 3% em 2014 e para 2% em 2015. Tais valores vigoram tanto para chamadas locais quanto para as de longa distância e internacionais.

Outra norma determina que o número de solicitações de reparo de conexões individuais não deve ultrapassar 2 pedidos a cada 100 linhas.

Uma das principais causas de reclamações e queixas das operadoras é a cobrança. Para isso, a agência determina que o total de documentos com queixas de erro não deve superar 2,5 documentos a cada 1.000. E para ter controle da qualidade dos serviços prestados, a Anatel exigirá das empresas relatórios indicadores mensais.

Ainda de acordo com a Reuters, o novo regulamento substitui dois outros conjuntos de normas para o setor das telecomunicações: o Plano Geral de Metas de Qualidade e o Regulamento de Indicadores de Qualidade.

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