Anatel planeja criar mecanismo de cancelamento de contratos pela internet

Por Redação | 18 de Julho de 2013 às 15h30
photo_camera Foto: Divulgação

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) quer exigir que as operadoras criem um mecanismo de cancelamento de contratos pela internet, evitando assim que os clientes sejam transferidos inúmeras vezes e falem com vários atendentes nos call centers das companhias, sendo obrigados a ouvir contrapropostas. A medida surge um ano depois que a agência proibiu a venda de novas linhas de celulares por 11 dias para exigir melhorias nos serviços prestados pelas operadoras.

João Rezende, presidente da Anatel, afirmou em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo que a agência pretende aprovar um novo regulamento de cobranças e atendimento aos consumidores em 30 dias. Com as novas regras, os consumidores que quiserem apenas cancelar seu contrato poderão efetuar o procedimento pela internet.

O presidente do órgão afirmou que o número de reclamações diminuiu nos últimos doze meses, mas a qualidade dos serviços prestados e do atendimento ainda está longe da ideal. Por isso, a Anatel tem planos de atacar um dos principais motivos de reclamações, que são os sistemas de cobrança das operadoras, bem como continuar monitorando a qualidade dos serviços. O novo regulamento também prevê transparência maior nos itens cobrados nas faturas de telefone.

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