Anatel planeja criar mecanismo de cancelamento de contratos pela internet

Por Redação | 18 de Julho de 2013 às 15h30
photo_camera Foto: Divulgação

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) quer exigir que as operadoras criem um mecanismo de cancelamento de contratos pela internet, evitando assim que os clientes sejam transferidos inúmeras vezes e falem com vários atendentes nos call centers das companhias, sendo obrigados a ouvir contrapropostas. A medida surge um ano depois que a agência proibiu a venda de novas linhas de celulares por 11 dias para exigir melhorias nos serviços prestados pelas operadoras.

João Rezende, presidente da Anatel, afirmou em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo que a agência pretende aprovar um novo regulamento de cobranças e atendimento aos consumidores em 30 dias. Com as novas regras, os consumidores que quiserem apenas cancelar seu contrato poderão efetuar o procedimento pela internet.

O presidente do órgão afirmou que o número de reclamações diminuiu nos últimos doze meses, mas a qualidade dos serviços prestados e do atendimento ainda está longe da ideal. Por isso, a Anatel tem planos de atacar um dos principais motivos de reclamações, que são os sistemas de cobrança das operadoras, bem como continuar monitorando a qualidade dos serviços. O novo regulamento também prevê transparência maior nos itens cobrados nas faturas de telefone.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.