Anatel define novas regras de qualidade para a telefonia fixa

Por Redação | 21 de Dezembro de 2012 às 14h36

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgou nesta sexta-feira (21) as novas regras de qualidade para a telefonia fixa, definindo uma 'taxa de sucesso' de mais de 90% para as ligações entre telefones fixos de curta e longa distâncias. As operadoras que possuem mais de 50 mil assinantes serão enquadradas nas novas normas. As informações são da Agência Estado.

As normas, que devem começar a vigorar em 120 dias, definem que pelo menos 93% das chamadas locais deverão ser completadas 'com sucesso' e que as ligações de longa distância locais e internacionais (com o uso do DDD e DDI) deverão ter, em média, 92% de sucesso.

Os centros de atendimento ao cliente de empresas prestadoras de serviços de telefonia fixa também deverão ser mais eficientes, com base nas novas regras determinadas pela agência. O órgão estipulou que 95% das ligações de clientes devem ser atendidas e os problemas resolvidos, e outro fator determinado pelas regras é que as empresas deverão diminuir o número de cobranças erradas.

Telefonia fixa

A Anatel também estipulou novas regras para o atendimento ao cliente em call centers

Com isso, a Anatel estipulou no máximo 2,5 contas com erros para cada mil documentos de cobranças por serviços emitidos ao mês, o que também ajudará a reduzir as reclamações no Procon.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.