Anatel afirma que serviço prestado pelas operadoras de telefonia melhorou

Por Redação | 26.07.2013 às 18:59 - atualizado em 29.07.2013 às 09:46
photo_camera Foto: Divulgação

A Anatel divulgou nesta sexta-feira (26) os resultados da avaliação dos planos de melhoria do Serviço Móvel Pessoal relativos ao período de fevereiro a abril de 2013. Em geral, a Agência disse que as quatro principais operadoras do país apresentaram melhoras na qualidade dos serviços prestados.

Trata-se do terceiro ciclo de avaliação dos planos de melhorias apresentados pela Claro, Oi, TIM e Vivo após a suspensão das vendas de novos planos imposta pela Anatel há um ano devido ao alto número de reclamações dos clientes.

"A Agência constatou que as quatro prestadoras avaliadas (Claro, Oi, Tim e Vivo) apresentaram resultados acima dos parâmetros de referência, com melhoras tanto no acesso quanto na queda de ligações. Todas as empresas atingiram as metas, com pequenas oscilações, no indicador de desconexão de dados", disse a Anatel por meio de comunicado.

A análise da Anatel aponta que todas as operadoras conseguiram superar a taxa de referência estabelecida para acesso à rede de voz (95%). Entre os meses de fevereiro e abril, a TIM foi a que apresentou o índice mais alto (97,08%), ou seja, foi a que completou mais chamadas com um menor número de tentativas.

Rede de dados

Quanto ao indicador de acesso à rede de dados, todas as operadoras alcançaram os índices de referência para conexões 3G. Porém, com relação às redes de segunda geração, apenas a Claro atingiu o parâmetro de referência, embora todas as operadoras tenham apresentado evolução positiva nos últimos três meses, conforme ressalta a Agência.

Vale destacar que entre agosto de 2012 a abril de 2013, houve redução de mais de oito milhões no número de acessos da rede de segunda geração e um aumento de mais de 14 milhões na de terceira geração – o que evidencia um movimento de migração da tecnologia 2G para a 3G. "Se fosse considerar apenas a rede 3G, ela está dentro dos parâmetros estabelecidos", disse o conselheiro substituto da Anatel, Roberto Pinto Martins, durante a entrevista coletiva à imprensa a respeito dos resultados do acompanhamento trimestral do plano de melhorias.

Taxa de acesso à rede de dados

Total de conexões de dados sobre o total de tentativas – Coleta de dados de 24h por dia, mês inteiro (Fonte: Anatel)

Reclamações

Apesar da melhora na qualidade dos serviços prestados, o índice de reclamações sobre o setor de telefonia móvel na central de atendimento da Anatel ficou superior ao mesmo período do ano passado. A TIM permanece na liderança, com a maior quantidade de reclamações, seguida pela Claro, Vivo e Oi.

Mas parece que a Anatel não encara isso como um sinal ruim. "Talvez as pessoas passaram a acreditar que a agência possa atuar mais na solução dos problemas", explicou o conselheiro Martins.

Reclamações na Anatel

Total de reclamações de rede de telefonia móvel na Anatel (Fonte: Anatel)