Acionistas aprovam venda operacional da PT Telecom e Oi comemora

Por Redação | 23.01.2015 às 12:22
photo_camera Foto: Marcos Pinto/Divulgação

A empresa de telecomunicações Oi, dona do setor operacional da Portugal Telecom (PT-SGPS), aprovou nesta quinta-feira (22) a autorização da assembleia de acionistas relacionada à venda do negócio da portuguesa para a Altice, empresa com sede em Luxemburgo.

De acordo com a empresa brasileira, a decisão "acertada" irá "gerar mais valor para todos os acionistas". Em uma nota, a Oi diz que "com a venda, a PT Portugal fica mais forte para atuar em Portugal e a Oi fica mais forte para operar no Brasil, com redução das respectivas alavancagens".

Para que o negócio fosse concretizado, a maioria dos acionistas da PT-SGPS teriam que aprovar a venda das operações da empresa em Portugal para a Altice - o que ocorreu nesta quinta. O valor do negócio totaliza 7,4 milhões de euros e será recebido integralmente pela Oi. A previsão é que a quantia seja utilizada para reduzir o nível de endividamento da companhia brasileira.

"O processo de venda é fundamental, pois coloca as duas empresas em melhores condições financeiras e operacionais e, no caso da Oi, representa também a perspectiva concreta da companhia ter participação importante no processo de consolidação do mercado de telecomunicações brasileiro", diz a nota oficial.

Na reunião que marcou a decisão sobre a venda, votaram a favor da realização do negócio 97,81% do capital representado, entre eles os acionistas de referência do Novo Banco (herdeiro do Banco Espírito Santo), o grupo Visabeira e o grupo Ongoing.

Após o complexo e demorado processo de venda, a joia empresarial de Portugal, que conta com mais de um milhão de clientes, passará ao domínio da Altice após a aprovação da transação pelas entidades reguladoras.

A Oi advertiu que, independente do prazo de regulamentação dos órgãos portugueses, a empresa continuará com seu "processo de transformação operacional" e de "redução de controle de custos". É esperado que o aval dos reguladores seja dado ainda neste primeiro semestre.

Com a divulgação do acordo, as ações preferenciais da Oi dispararam na Bovespa e terminaram o pregão liderando os lucros com uma alta de 22,12%.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/mercado/2015/01/oi-comemora-venda-do-negocio-operacional-da-portugal-telecom.shtml