7 Gbps: a internet Wi-Fi mais rápida do mundo já existe!

Por Redação | 15.01.2013 às 10:05

A Wilocity, uma empresa especializada em produtos de transmissão de dados sem fio, apresentou na semana passada em Las Vegas, durante a CES 2013, um novo conceito em velocidade para conexão Wi-Fi.

Durante a exibição, a empresa montou em uma mesa um laptop com dois monitores e nenhum cabo. Em outra mesa, um tablet rodava um jogo de corrida que era espelhado em outro monitor, em alta definição, também sem nenhum fio. Enquanto isso, um computador transferia um arquivo de 3 GB de forma muito rápida, utilizando um roteador wireless com sistema de armazenamento embutido.

De acordo com o site Ars Technica, a empresa chamou atenção na CES 2013 por conseguir demonstrar sua rápida conectividade mesmo durante os momentos mais atribulados da feira, quando a rede sem fio era bastante disputada — tudo funcionou sem nenhuma interferência. O segredo? Os equipamentos não dependiam das bandas congestionadíssimas utilizadas pela rede Wi-Fi regular.

Wi-Fi

Ultrabook alimentando dois monitores sem nenhum fio, graças ao WiGig (Imagem: Ars Technica)

Na verdade, a empresa utiliza transmissões em 60 GHz, um padrão bem distante do Wi-Fi tradicional, que utiliza bandas de 2.4 GHz e 5GHz. A conexão sem fio regular cruza a marca do gigabit por segundo no padrão 802.11ac. Já a Wilocity é capaz de alcançar velocidades de até 7 gigabits por segundo (sim, 7 Gbps!) graças a um chip, chamado WiGig, que combina os padrões 802.11ad e 802.11ac (o sucessor do 802.11n). Como nem tudo que reluz é ouro, a superconexão possui uma desvantagem: a poderosa frequência não ultrapassa paredes nem demais obstáculos. Até mesmo estruturas bem finas podem bloquear o sinal.

Infelizmente, os dispositivos utilizados na feira ainda são conceituais. Ademais, quase não existem no mercado dispositivos que suportem o padrão exigido para que a conexão de altíssima velocidade funcione. O único produto disponível que utiliza um chip Wilocity é o Ultrabook Dell Latitude 6430u. Entretanto, de acordo com Teresa Liou, gerente de marketing e produtos da Wilocity, a Dell já está planejando parear seus Ultrabooks com dispositivos equipados com o chip WiGig e inaugurar o mercado.

Enquanto o WiGig não inicia suas vendas, novas tecnologias de conexão sem fio estão prestes a surgir no mercado. Roteadores que utilizam o padrão 802.11ac, por exemplo, já foram exibidos por várias empresas na CES 2013, bem como a tecnologia Miracast, que é uma nova forma de monitores, tablets, smartphones e computadores transferirem dados entre si, utilizando a banda de 5GHz. Hoje, esta tecnologia ainda funciona graças ao padrão 802.11n, mas muito em breve, terá suporte ao seu sucessor.