Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5G da Samsung alcança velocidade de 305 Gbps em teste de infraestrutura

Por| 18 de Dezembro de 2020 às 13h45

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung
Tudo sobre Samsung

A Samsung anunciou que sua nova solução para infraestrutura de estações-base alcançou 305 Gbps. A velocidade foi obtida em colaboração com a Intel, fornecedora do processador usado no sistema, em um ambiente semelhante ao usado pelas operadoras. Segundo a empresa, tantos gigabytes por segundo são suficientes para acomodar 200 mil usuários simultâneos em transmissões de vídeo com resolução SD.

O anúncio não afeta diretamente os compradores de celulares, já que se trata da infraestrutura usada pelas empresas de telefonia. Neste mercado, a Samsung disputa mercado com as gigantes Nokia, Ericsson e Huawei.

SA vs NSA

Continua após a publicidade

O equipamento serve como demonstração do potencial da implementação SA do 5G. Sigla em inglês para algo como “operação independente”, o SA não utiliza a infraestrutura de rede do 4G, diferentemente do 5G NSA (non stand-alone).

A separação entre as estruturas SA e NSA não deve ser confundida com a divisão entre as frequências da tecnologia, que no caso do 5G DSS compartilha a faixa de transmissão do 4G.

“A transição para o 5G stand-alone é essencial para atingir o potencial total do 5G”, disse o vice-presidente e gerente geral da divisão de rede fixa e central da Intel Corporation, Alex Quach.

Segundo a Samsung, o uso de uma estrutura dedicada para o 5G — e projetada desde o início para a nova geração — é o que permitirá concretizar a promessa de tempos de resposta (latência/ping) mais baixos, além do potencial para uso em sistemas industriais e também para acessos fixos domésticos (FWA).

Continua após a publicidade

Mas para dar conta do volume de dados trafegados pelo sistema, a empresa sul-coreana colaborou com a Intel para usar seus processadores Xeon e as controladoras de rede da fabricante. Os componentes da norte-americana são utilizados por outras fabricantes, incluindo a Huawei, que teria estocado grandes quantidades das peças em preparação às sanções de Donald Trump.

Por se tratar do equipamento central da estação-base, os 305 Gbps são divididos entre os diversos usuários conectados à(s) antena(s), e cada um deles limitado pelas frequências de transmissão e tipo de equipamento usados.

Mercado em crescimento

Continua após a publicidade

A Samsung ganhou espaço nos últimos anos no segmento de infraestrutura para telecomunicações e é apontada como forte candidata a aproveitar as restrições de uso para equipamentos da Huawei, por exemplo, nos Estados Unidos.

A fabricante sul-coreana deve registrar um aumento de dois pontos percentuais em participação de mercado neste ano, segundo números da consultoria TrendForce, de 6,5 para 8,5% do segmento de estações-base. Os analistas apontam como causa a participação da Samsung na implantação do 5G na Coreia do Sul, um dos maiores mercados da tecnologia atualmente.

Fonte: Samsung, TrendForce