4G encerra ano com cobertura em 74 municípios do país

Por Redação | 30 de Dezembro de 2013 às 16h19
photo_camera PPL Ware

Uma das principais novidades no segmento da telecomunicação em 2013 foi o 4G. A velocidade de banda larga móvel promete ser até dez vezes maior que o 3G e já é oferecida pela maioria das grandes operadoras.

Apesar de apresentar alguns entraves durante sua caminhada, a internet de quarta geração terminou 2013 com saldo positivo. Segundo dados do SindiTelebrasil (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal) divulgados pela Agência Brasil, 74 municípios receberam cobertura neste ano.

A primeira faixa para o 4G foi licitada na metade de 2012, com a condição de que a velocidade estivesse implantada a tempo para a Copa das Confederações, que ocorreu em junho. As primeiras cidades começaram a receber o 4G em abril, incluindo as 12 cidades-sede da Copa do Mundo.

De acordo com levantamento da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) realizado em outubro, 730.570 terminais de banda larga 4G foram adquiridos no país. A previsão inicial, no entanto, era que até o final do ano o 4G ultrapassasse a marca de 4 milhões de clientes.

A Anatel prevê que todas as operadoras brasileiras ofereçam a velocidade até o próximo dia 31. Já em 2014, a agência reguladora espera que todas as capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes recebam o 4G até maio.

Outra promessa para 2014 é a licitação de uma segunda faixa de frequência para aumentar a oferta do 4G. A Anatel já aprovou uma proposta de destinação da faixa de 700 MHz e um leilão deve ocorrer ainda no primeiro trimestre para lotear o espaço em quatro fatias. Custos de realocação e proteção contra interferências nas faixas de televisão, porém, devem ser bancados pelos vencedores do leilão.

Vale lembrar que a faixa de 700 MHz tem um alcance bem maior do que a faixa de 2,5 GHz, usada atualmente para o 4G. Contudo, para utilizá-la, é preciso antes realocar canais de televisão que ocupam esse espectro.

Você já usa o 4G aqui no Brasil? Pretende adquirir o serviço em 2014? Conte para nós nos comentários!

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.