4G: Ministro pede que prefeitos facilitem a instalação de antenas de telefonia

Por Redação | 30.01.2013 às 17:33

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, solicitou nesta terça-feira (29) que todos os novos prefeitos eleitos facilitem a instalação de novas antenas de telefonia móvel em suas cidades. O pedido foi feito durante o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília. As informações são da Agência Brasil.

Bernardo afirmou que é muito importante a ampliação das redes de telefonia móvel em todo o país, garantindo assim o acesso de todos os brasileiros aos serviços de telecomunicações. "Queria que os prefeitos e prefeitas se atentassem a isso, para ver como podem ajudar. Claro que não se vai permitir que se faça uma antena em lugar que a comunidade não vai aceitar ou que não é razoável, mas achamos que é importante ter infraestrutura", ressaltou o ministro.

Em seu pronunciamento, Paulo Bernardo afirmou que as leis municipais para a instalação de novas antenas costumam ser restritivas, mas que uma lei federal, que acaba de ser aprovada pelo Senado e segue para a Câmara dos Deputados, deve unificar as regras para a construção de antenas e redes no Brasil. Estima-se que o projeto de lei seja revisado e entre em vigor ainda no primeiro semestre de 2013.

Além disso, o ministro ressaltou a importância e explicou os detalhes aos prefeitos do Projeto Cidades Digitais, que selecionará cerca de 200 municípios neste ano para receber infraestrutura de rede para conectar todos os órgãos administrativos da cidade.