Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WWDC 2015: iPad agora é multitarefa

Por| 08 de Junho de 2015 às 15h38

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

Quem tem iPad sabe que o equipamento pode ser uma ótima ferramenta de trabalho, mas tem suas limitações. A Apple também sabe disso e, como parte de seu foco renovado no mercado corporativo, apresentou uma série de novidades exclusivamente para o iPad, trazendo as tão pedidas funções de multitasking para o dispositivo com o objetivo de melhorar a produtividade de seus usuários.

A grande novidade é a possibilidade de rodar mais de um aplicativo ao mesmo tempo na tela. Quem escreve, por exemplo, poderá abrir um processador de texto e ter, simultaneamente, a fonte das informações sendo exibida, facilitando o trabalho de digitação e pesquisa.

Uma funcionalidade disponível apenas em televisores também aparecerá em breve nos iPads. É o picture-in-picture, que vai permitir que vídeos sejam executados e colocados em primeiro plano na tela, acima de outros aplicativos ou da própria área de trabalho do aparelho. Neste momento em que estamos cobrindo a WWDC 2015, por exemplo, seria possível ter uma tela para digitar este texto na tela e, em um dos cantos, contar com o streaming ao vivo da Apple para que tudo pudesse ser acompanhado em tempo real com mais facilidade.

Continua após a publicidade

A Apple também está transformando o teclado do iPad em uma espécie de TouchPad, de forma a facilitar o trabalho com textos e anotações. Ao colocar dois dedos sobre as teclas virtuais, o usuário terá acesso a uma ferramenta de seleção que permitirá, de forma mais fácil, a seleção de frases, substituição de termos ou correção de erros.

O uso de teclados externos também deve ser melhorado no iOS 9 para iPad. Em busca de mais integração com os acessórios certificados, o sistema será capaz de exibir listas de atalhos para as teclas disponíveis, além de permitir uma troca rápida entre os aplicativos. Quem usa o Windows ou o Mac OS, por exemplo, já tem uma função desse tipo, que agora, chega também ao tablet da Maçã.

Melhorias na utilização da bateria também estão chegando aos modelos mais recentes de tablet, com o objetivo de entregar uma hora adicional de autonomia aos dispositivos. Mudanças na segurança e na disponibilidade de atualizações pela rede sem fio também estão sendo feitas, de forma a reduzir o tamanho do update e facilitar o processo para todos os aparelhos compatíveis.

Continua após a publicidade

E o melhor de tudo é que as novidades não devem demorar muito para estar nas mãos dos usuários. Os desenvolvedores de aplicativos terão acesso a uma versão Beta do iOS 9 ainda nesta segunda-feira (8), enquanto, no mês que vem, será a vez dos usuários comuns colocarem as mãos, pela primeira vez, em uma edição de testes de um sistema operacional da Apple.

O lançamento final da plataforma está marcado para acontecer em alguns meses, entre o final do terceiro trimestre e o começo do quarto. Todos os aparelhos que suportaram a atualização para o iOS 8 também poderão baixar o iOS 9, que será, claro, gratuito.