Venda de tablets cai pela primeira vez no Brasil

Por Redação | 21 de Março de 2016 às 12h21
Divulgação

Os tablets estrearam no Brasil em 2010 e, desde então, sempre apresentaram um bom desempenho nas lojas, com as vendas aumentando ano após ano. Em 2015, porém, foi a primeira vez que estes gadgets sofreram uma retração por aqui, vendendo somente 5,8 milhões de unidades vendidas contra 9,8 milhões em 2014, uma queda de 38% de acordo com o IDC Brasil. Entre os milhões de tablets vendidos no país no ano passado, 98,8% eram modelos tradicionais, enquanto apenas 1,2% eram notebook com telas destacáveis.

"O tablet deixou de ser novidade e, além disso, diante da instabilidade político-econômica do país durante todo o ano passado, com desemprego em alta e confiança do consumidor em baixa, passou a ser objeto de compra secundário", afirma o analista de pesquisas da IDC Brasil Pedro Hagge. Para ele, tanto a alta do dólar quanto a competição com smartphones de tela maior e preços mais justos prejudicaram o desempenho dos tablets nas vendas.

A redução nas vendas fez o Brasil cair cinco posições no ranking dos países com mais tablets comercializados no mundo. Em 2014, 4,1% de todos os aparelhos estavam aqui, o que nos colocava na quarta posição; ao final do último ano, esta fatia caiu para 2,8% e nós, para nona posição.

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