Mercado de tablet tem queda de 10,1% no número de vendas em 2015

Por Redação | 02 de Fevereiro de 2016 às 11h31
photo_camera Divulgação

O final de 2015 não foi um bom período para o mercado mundial de tablets. De acordo com a IDC, as vendas de tablets no quarto trimestre do ano passado tiveram uma queda de 13,7% em comparação com o mesmo período de 2014. O número total de unidades vendidas foi de 206,8 milhões.

Levando em consideração todo o ano de 2015, a IDC aponta que as vendas caíram 10,1% com relação a 2014. De acordo com a empresa, o auge alcançado pelo mercado em 2014 não se manteve porque os consumidores optaram por laptops mais finos ou não se sentiram convencidos a trocarem seus dispositivos antigos.

Um segmento que conseguiu crescimento dentro deste mercado foi o de dispositivos conversíveis, como o iPad Pro e o Surface Pro. A venda de modelos como esses cresceu em bom ritmo em 2015, com 8,1 milhões de unidades vendidas, maior número desde que aparelhos do tipo chegaram ao mercado. Segundo Jean Philippe Bouchard, da IDC, o crescimento dos tablets desmontáveis só foi possível porque eles convenceram boa parte dos consumidores de que são "uma alternativa na hora de substituir seus PCs". Além disso, Bouchard afirmou que o mais importante para o usuário na hora de adquirir um tablet removível é o seu desempenho.

A Apple continuou na primeira posição entre as empresas que mais venderam tablets em 2015. A Maçã conseguiu vender quase 50 milhões de iPads, apesar da redução de 21,8% nas vendas. Já a Samsung teve uma queda de 16,1%, ao passo que a Lenovo experimentou um crescimento de 0,4% e a Huawei surpreendentes 116,6%.

No quarto trimestre de 2015, a linha Surface da Microsoft conseguiu chegar próximo a líder Apple em número de vendas. Enquanto que a Maçã vendeu em torno de 2 milhões de iPads Pro neste período, a Microsoft comercializou cerca de 1,6 milhão de dispositivos da linha Surface. "A maioria dos Surface foi o Surface Pro e não o mais barato", afirmou Bouchard.

Fonte: IDC

Fonte: https://macmagazine.com.br/2016/02/02/mercado-de-tablets-encolhe-em-2015-apple-mantem-lideranca/

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.