iPad Mini pode ganhar versão mais fina

Por Redação | 20.07.2015 às 16:16

Mais uma mudança sensível de design parece estar prestes a chegar a uma linha de produtos da Apple. De acordo com rumores oriundos das fábricas chinesas da empresa, uma nova linha de iPads Mini estaria sendo fabricada com lançamento previsto para este segundo semestre, aproximando o design da versão menor do tablet da linha Air, que chegou ao mercado no ano passado.

Além de um corpo mais fino e leve, o novo iPad Mini também traria mudanças no hardware de forma a aproximá-lo de seu irmão maior. Os rumores apontam, principalmente, para um processador mais veloz que a edição atual. No restante, porém, tudo permaneceria igual, com a mesma tela de 7,9 polegadas disponível hoje aparecendo também na nova categoria de produtos.

O lançamento de um “iPad Mini Air”, como começou a ser chamado informalmente, seria a forma encontrada pela Apple para conter a queda nas vendas de seus tablets. De acordo com as estimativas da consultoria KGI, que também foi a responsável pela divulgação dos rumores, houve queda de 33,5% nas vendas dos tablets no último trimestre em relação ao anterior.

Daqui até o final do ano, a perspectiva também é de baixa. A Apple estaria vislumbrando um total de 11 milhões de unidades comercializadas até o fim do terceiro trimestre de 2015, com uma redução de 28,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Sendo assim, o lançamento de uma nova geração de iPads poderia reverter essa tendência de queda, levando-se em conta, principalmente, que os modelos Air parecem ser os preferidos desta geração entre os usuários.

Os boatos, porém, contradizem outras informações não-confirmadas que têm circulado nas últimas semanas. Relatos de analistas e também vazamentos da própria linha de montagem dão conta de que a Apple estaria se preparando para abandonar sua linha de tablets menores e seguir para o exato oposto, investindo no iPad Pro, com tela maior e foco no mercado corporativo, como uma tendência para se infiltrar nos números que indicam que, cada vez mais, as empresas trocam os notebooks por produtos desse tipo para uso durante a rotina de trabalho.

Há quem diga, inclusive, que o modelo com display avantajado seria o único anúncio relacionado ao iPad neste ano, mostrando um foco total da Apple nesse segmento. Uma boa notícia para quem confiou nos novos Air, inclusive, já que eles permaneceriam por mais um ano com um equipamento de última geração.

A Maçã, claro, não comentou nada sobre o assunto. A temporada que precede o anúncio de novos produtos é sempre recheada por especulações e rumores que acabam só confirmados quando a revelação dos equipamentos efetivamente acontece, já que a empresa de Cupertino nunca comenta sobre seus futuros lançamentos, preferindo mostrá-los ao público em seus próprios termos.

Fontes: Apple Insider, Business Insider