iPad ainda domina mercado de tablets, mas perde parte da cota para o Android

Por Redação | 28.11.2012 às 12:15

A empresa de análise tecnológica ABI Research divulgou nesta terça-feira (27) os resultados de sua última pesquisa sobre o mercado de tablets, afirmando que o iPad ainda domina o setor com 55% de participação no terceiro trimestre de 2012, mas que perdeu parte de sua cota para os tablets equipados com Android.

Mesmo liderando o mercado, o iPad perdeu 14% de sua participação em comparação ao levantamento realizado no segundo trimestre e atingiu seu menor índice desde o seu lançamento há dois anos. Quem se beneficiou com a queda do iPad foram empresas como Samsung, Amazon e Asus, já que a plataforma móvel do Google foi a responsável por 44% de todos os tablets vendidos no período.

"Como o sistema operacional de preferência de muitos fabricantes de dispositivos, nós esperamos que o Android continue crescendo em números - com novos fabricantes, melhores escolhas de dispositivos para atingir novos mercados e desenvolvedores dando mais valor para a criação de aplicativos e conteúdo para a plataforma", afirmou em nota oficial Jeff Orr, diretor sênior da ABI Research.

iPad mini

Reprodução: CNET

Segundo o CNET, a projeção feita pela empresa de análise é largamente ecoada pelas previsões feitas pelo analista Sameer Singh, do grupo Finvista Advisors, que espera que a venda e distribuição de tablets Android superem as do iPad já no primeiro semestre de 2013.

A pesquisa ainda afirma que o iPad mini, lançado durante o terceiro trimestre do ano, não deve ajudar muito a Apple a recuperar parte de sua cota de mercado conquistada pelo Android. Orr ainda afirma que com o lançamento da versão menor, a empresa de Cupertino reconheceu a importância mercadológica dos aparelhos de 7 polegadas, mas ele ainda não foi capaz de reverter a situação da Apple.

Fora das previsões da ABI, o iPad continua liderando a lista de desejo das crianças norte-americanas para o próximo Natal, seguido pelo iPod touch e pelo iPad mini.