iPad 5 com processador de 64 bits pode impactar vendas de PCs

Por Redação | 08.10.2013 às 14:58

O Deutsche Bank está cortando suas estimativas de vendas de PCs e atribuindo parte do seu pessimismo ao futuro iPad com processador de 64 bits, que deve abocanhar parte do mercado de PCs.

As estimativas de vendas de 2013 e 2014 para PCs são de queda de 10% e 8%, respectivamente. A estimativa anterior previa uma queda de 8% e 6%, segundo publicou em nota para investidores Chris Whitmore, analista do Deutsche Bank Equity Research.

"Nós... esperamos que o aumento da virtualização de PCs e vendas de iPads para empresas coloquem pressão nas vendas de PCs corporativos em 2014-15... Nós esperamos que a Apple inclua arquitetura de 64 bits no iPad, permitindo uma gama maior de desenvolvimento de apps corporativos e facilidades maiores para a penetração neste mercado".

Enquanto isso, as vendas de volta às aulas e relacionadas ao recente upgrade de processadores da linha Haswell da Intel parece ter tido pouco impacto no aumento da demanda.

Segundo Whitmore, os tablets vão continuar a roubar mercado dos PCs. Ele também afirma que a demanda para o Windows 8 está sendo bem baixa e que espera que as fabricantes aumentem a oferta de Ultrabooks com Windows 8 a preços abaixo de 500 dólares, para combater a penetração de tablets.