iOS 8 poderá rodar aplicativos lado a lado no iPad, como no Surface da Microsoft

Por Redação | 13 de Maio de 2014 às 14h25

Parece que finalmente a Apple vai adicionar um recurso há tempos implorado pelos usuários do iPad: a habilidade de poder utilizar dois aplicativos simultaneamente.

Segundo o site 9to5mac, o iOS8, próxima versão do sistema, poderá trazer o recurso, que permitirá que dois aplicativos rodem simultaneamente, além de serem capazes de trocar informações. Por exemplo, será possível arrastar texto, imagens e vídeos de uma tela à outra.

iPad multitarefas

Esse recurso já está disponível nos tablets da Microsoft, e a falta dele inclusive virou chacota em comerciais para promover as vantagens do Windows 8 sobre o iPad. Essa habilidade de poder rodar dois apps ao mesmo tempo é um dos recursos que faz com que o tablet substitua o notebook para muitos usuários, na maioria das tarefas do dia a dia. Além disso, é muito popular na área empresarial e em ambientes em que é necessário efetuar várias tarefas ao mesmo tempo.

Além de permitir dois aplicativos rodarem ao mesmo tempo, o recurso vai permitir que os programas interajam entre si, e pode significar que finalmente a Apple vai implementar o suporte ao XPC – protocolo de comunicação entre aplicativos em um sistema. Com isso, os desenvolvedores poderão lançar apps que realmente se comuniquem e compartilhem conteúdo. Um bom exemplo disso seria um aplicativo de edição de imagens que, após você mexer em uma foto, seja possível postar a mesma no Facebook ou Instagram diretamente do próprio app.

A novidade aparentemente está sendo desenvolvida para o iPad Air de 9,7 polegadas, e não está claro se funcionará no iPad Mini, que tem a tela menor. Além disso, o recurso funcionará somente no modo paisagem, que proporciona um maior espaço lateral.

E ainda, esse multitarefas pode ser um dos destaques de um iPad maior, que a Apple aparentemente está desenvolvendo, para ser lançado ou no fim do ano ou no início de 2015.

Essas e outras novidades deverão ser anunciadas no dia 2 de junho, durante a conferência anual de desenvolvedores da empresa, a WWDC. Outros recursos incluem um aplicativo de saúde, melhorias na infra estrutura do sistema e do iCloud, além de melhorias no aplicativo de Mapas. Porém, alguns desses podem ser lançados posteriormente, no iOS 8.1, ou até mesmo cancelados, de acordo com várias fontes – inclusive esse recurso de execução simultânea de aplicativos.

O foco maior do iOS 8 será velocidade e performance aprimorados, além de alguns refinos na interface. Segundo uma fonte do 9to5mac, o iOS 8 será para o iOS o que o OS X Mavericks foi para o OS X, ou seja, uma atualização com vários refinos, alguns aplicativos novos e uma nova maneira de lidar com tarefas.

Além do iOS 8, a Apple deve anunciar uma nova versão do OS X.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.