Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Pixel Tablet pode trazer suporte a diferentes canetas stylus

Por| Editado por Wallace Moté | 30 de Maio de 2022 às 11h13

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google
Pixel Tablet

Um tablet desconhecido do Google foi encontrado no banco de dados da Universal Stylus Initiative (USI), associação de empresas que buscam padronizar as canetas stylus. Considerando os recentes anúncios da empresa, a novidade em questão pode ser o Pixel Tablet — uma situação curiosa, considerando que o tablet só deve ser lançado em 2023.

Pixel Tablet pode suportar diferentes canetas stylus

Conforme navegava pelo site da USI, o portal NuGiz encontrou uma certificação pertencente a um aparelho desconhecido do Google. Segundo as informações, o aparelho atende pelo codinome "Tangor", um fruto misto de tangerina e laranja, e parece se tratar de um tablet, como a categoria "modelo" sugere. Ambas as informações são preliminares, por se tratar de um dispositivo ainda não lançado.

Continua após a publicidade

Se levarmos em conta que o Pixel Tablet é o único dispositivo anunciado pelo Google para essa categoria, ao menos até o momento, o Tangor pode se tratar justamente do retorno da empresa ao segmento. Neste caso, a existência da certificação é bastante peculiar, começando pela ausência de suporte ao padrão USI no Android.

Ainda que tenhamos tablets com o sistema que utilizem canetas stylus, como o Galaxy Tab S8, esses modelos utilizam protocolos proprietários. Curiosamente, o Google é parte da USI, mas implementou a tecnologia apenas no ChromeOS no momento, motivo pelo qual os antigos tablets da companhia e um número significativo de Chromebooks suportam o acessório.

Com o Pixel Tablet adotando o padrão, podemos esperar por sua introdução ao Android em breve, o que pode ainda causar um efeito positivo para outras fabricantes, que poderiam implementar canetas stylus com maior facilidade. Dito isso, não se sabe qual versão do padrão será adotado — a expectativa fica para a 2.0, lançada neste ano, que adota conexão e carregamento magnéticos ao estilo da Apple Pencil dos iPads e da própria S Pen da Samsung.

Continua após a publicidade

Aparelho tem estreia prevista para 2023

Outra peculiaridade da certificação é o quão cedo foi emitida — a documentação data de janeiro deste ano, conforme apontam investigações feitas no histórico do site da USI via Wayback Machine, bem antes do anúncio do Pixel Tablet durante o Google I/O 2022 e, mais ainda, da data de lançamento do dispositivo.

Por mais que seja natural que determinados dispositivos sejam certificados com certa antecedência, um ano parece um período muito longo para este caso. Questionados pelo The Verge, nem Google ou USI comentaram a situação.

Continua após a publicidade

O Google Pixel Tablet praticamente não possui informações divulgadas além do teaser reproduzido no I/O 2022. Sabe-se apenas que a novidade será focada no segmento premium, poderá atuar como um smart speaker e, a partir do material de divulgação, que trará porta USB-C, bordas brancas ao redor do display, sistema de som quad estéreo e acabamento similar ao do Pixel 5.

Fonte: NuGiz, The Verge