Como economizar a bateria do seu iPad?

Por Redação

Ao contrário de um smartphone, o consumo de bateria em um tablet não é tão intenso. Dependendo da forma como você o utiliza e dos aplicativos instalados, ele consegue sobreviver muito bem por mais de uma semana longe de um carregador.

No entanto, você sabe como otimizar a autonomia de seu iPad para que isso aconteça? Por mais que você não exagere no uso e até tente fazer com que ele demore a depender de outra recarga, o tablet possui algumas funções nativas que acabam consumindo mais energia e que podem ser desativadas sem que você perca nenhuma função importante do aparelho.

Afinal, você realmente precisa daquele efeitinho visual para deixar a transição de telas mais bonita ou ele pode ser desativado em prol de um bem maior? E aquele download automático que você nem sabia que existia, mas estava ali roendo sua bateria ao longo da semana? Pois são com esses pequenos detalhes que você precisa estar atento.

Assim, para ajudá-lo na árdua tarefa de deixar seu iPad com carga por mais tempo, trouxemos um pequeno guia de funções que podem ser desativadas ou de opções que vão ajudá-lo a melhorar a autonomia de seu tablet.

No entanto, vale lembrar que essas são apenas dicas e que você não precisa segui-las à risca. Assim, se você preferir manter o Bluetooth ligado seja lá para qual motivo, sinta-se à vontade de adequar essas sugestões de acordo com o seu perfil de uso. O iPad é seu e é você quem decide como usá-lo.

Além disso, caso ache pertinente, você pode replicar essas "táticas" em seu iPhone, já que ambos os aparelhos usam o mesmo sistema operacional e, portanto, os dois seguem a mesma lógica.

Desligue o Bluetooth

E, já que falamos nele, vamos começar por este recurso que é um dos matadores de bateria e que muita gente deixa ligado por pura preguiça: o Bluetooth.

É claro que, às vezes, ele é necessário e não há nenhum problema em utilizá-lo. No entanto, a dica principal é somente ativá-lo quando for realmente preciso. Assim, ao terminar de enviar um arquivo para outro dispositivo ou não for mais se conectar a um acessório, lembre-se de desligá-lo.

iPad Bateria

O lado bom é que essa configuração é bem simples de ser feita, podendo ser acessada de duas maneiras. A primeira é a partir do próprio menu de Ajustes, onde a opção Bluetooth aparece logo no canto superior esquerdo da tela.

iPad Bateria

A outra é na Central de Controle, o que torna tudo mais prático. Assim, basta fazer um movimento de baixo para cima na tela do tablet para desligar seu Bluetooth e salvar algumas boas horas de bateria.

Fique atento ao que se esconde em segundo plano

No entanto, as maiores vilãs da autonomia do iPad são praticamente invisíveis. Embora sejam realmente muito úteis, as funções que trabalham em segundo plano são as principais responsáveis pelo rápido consumo de energia do tablet. E o pior é que você mal vê isso acontecendo.

O lado bom é que você pode tanto acabar com esse tipo de comunicação em todos os aplicativos de uma só vez ou gerenciar quais podem trabalhar com esse recurso e quais não precisam estar sempre conectados ou enviando notificações a todo instante. Uma simples limpeza nessa lista já pode ajudá-lo bastante nesse sentido.

Para isso, vá para Ajustes e, em seguida, selecione a opção Geral. Então toque em Atualização em 2º Plano.

Bateria ipad

Ao fazer isso, você vai ver quais são os apps que estão trabalhando às escondidas em seu iPad e vai poder desativá-los. Caso queira uma medida mais drástica, é possível cortar a conexão de todos esses aplicativos de uma só vez, mas você pode optar por um ou outro individualmente para não ficar completamente às escuras quando estiver offline.

Silenciando as notificações

De maneira semelhante, as notificações que alguns apps enviam para você também ajudam na tarefa de acabar com sua bateria. Basta pensar que eles estão constantemente ligados à espera de qualquer mensagem de amigo ou menção ao seu nome para avisá-lo sobre isso.

E, ao contrário do que tínhamos nas atualizações em segundo plano, as notificações precisam ser desligadas individualmente. É um processo chato e pode ser demorado dependendo da quantidade de programas instalados, mas sem grandes mistérios.

Para isso, basta selecionar a opção Notificações, escolher o aplicativo que deseja desativar e, então, selecionar Permitir Notificações.

ipad bateria

Organizando suas contas

Esse é um ponto que pouca gente sabe e que, exatamente por isso, acaba vendo a bateria do iPad desaparecer sem nem saber exatamente o porquê. Afinal, você sabia que suas contas de email estão constantemente em busca de atualizações sem que você perceba?

Cada conta integrada ao iOS se comunica constantemente com o sistema para enviar alertas de contatos, eventos ou mesmo para avisá-lo que chegou um novo email. Em outras palavras, é basicamente uma combinação das notificações vistas anteriormente com a atualização em segundo plano.

Assim, se você não usa o iPad como sua principal estação de trabalho, não faz sentido deixar essas opções voltadas à produtividade ligadas.

Para desligá-las, vá para Ajustes e selecione Mail, Contatos e Calendários. Em seguida, escolha a opção Obter Novos Dados.

Bateria ipad

Na nova tela, você verá todas as contas atreladas ao seu tablet e o tipo de comunicação que ele faz. O Push é o que mais consome energia por estar sempre em busca de qualquer atualização, então o ideal é sempre deixá-los em Obter ou mesmo Manual.

Para economizar tempo, basta desligar a opção Push na parte superior.

Ninguém precisa saber onde você está

Não é segredo para ninguém que o serviço de localização do iOS é um dos maiores devoradores de bateria. No entanto, o GPS integrado não funciona somente com o Mapas, Google Maps ou com o Waze. Na verdade, há uma série de apps que se aproveitam do serviço de geolocalização mesmo quando você não deseja.

Para escolher quais podem funcionar e quais devem ser mandados para o limbo, vá para Ajustes e escolha a opção Privacidade. Em seguida, clique em Serv. Localização na parte superior do menu.

Bateria iPad

Como em outros casos, você pode tanto cortar toda a comunicação do GPS quanto fazer isso com base no seu perfil de uso. Alguns apps permitem que a localização seja ligada apenas quando for necessário, enquanto outros precisam de conexão constante. Assim, verifique o que você realmente precisa e faça a limpa.

Últimos ajustes

Para finalizar, você pode ainda desativar funções pouco conhecidas e que estão ali apenas para fazer volume e engolir a bateria do iPad. Afinal, você sabe para que serve o Spotlight?

Independente da resposta, a verdade é que dificilmente ele já lhe foi útil e você pode desativá-lo por completo a partir da opção Busca do Spotlight, dentro da opção Geral em Ajustes.

ipad bateria

Além disso, você ainda pode seguir a boa e velha recomendação de só usar aquilo que for realmente preciso. Não é necessário manter o brilho da tela sempre no máximo e você pode muito bem deixar seu tablet em modo avião caso vá ficar um bom tempo sem usá-lo ou em uma região que não há conexão com a internet.

É claro que essas dicas não vão fazer com que a bateria do iPad dure por mais algumas semanas, mas elas vão ajudá-lo a ter a autonomia de mais algum tempo em relação ao que tínhamos antes. De resto, é só não exagerar nos jogos ou em aplicativos que realmente façam uso pesado do aparelho e você vai conseguir mantê-lo longe da tomada por um período satisfatório.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.