Campeão de vendas: iPad completa 10 anos com 500 milhões de unidades vendidas
Por Rubens Eishima | 16 de Setembro de 2020 às 12h00
Durante o anúncio das novas gerações das linhas iPad e iPad Air, o CEO da Apple, Tim Cook, divulgou dados de vendas da linha de tablets da marca, que completa 10 anos neste ano. O modelo vendeu meio bilhão de unidades em seus diferentes modelos e gerações desde o lançamento.
- Novos iPad e iPad Air são lançados com visual conhecido e desempenho aprimorado
- Watch 6, iPads e Apple One: confira os preços dos novos produtos Apple no Brasil
A divulgação rompe a tradicional discrição da empresa com relação a números de vendas, especialmente de uma categoria de produto que era considerada em queda. Outro dado interessante compartilhado por Cook é que 53% dos compradores de iPads estão adquirindo seu primeiro tablet da Apple.
Mercado aquecido
A atualização do iPad e iPad Air chega em um momento importante, em que o mercado de tablets reverteu a queda dos últimos anos, fortemente empurrado pelas recomendações de distanciamento físico e trabalho remoto.
Segundo números das consultorias Canalys e IDC, a Apple é disparada a líder de mercado, mas viu sua liderança cair no segundo trimestre de 2020, período em que foi a fabricante que menos cresceu em vendas entre as cinco principais marcas do segmento.
Remessas 2ºT 2020 | % Mercado 2ºT 2020 | Remessas 2ºT 2019 | % Mercado 2ºT 2019 | Crescimento anual | ||||||
Canalys | IDC | Canalys | IDC | Canalys | IDC | Canalys | IDC | Canalys | IDC | |
Apple | 14,2 mi | 12,4 mi | 38% | 32,2¨% | 11,9 mi | 12,3 mi | 40% | 37,6% | 19,8% | 1,3% |
Samsung | 7 mi | 7 mi | 18,7% | 18,1% | 5 mi | 4,9 mi | 17% | 15,1% | 39,2% | 42,5% |
Huawei | 4,8 mi | 4,8 mi | 12,7% | 12,4% | 3,3 mi | 3,3 mi | 11,1% | 10,3% | 44,5% | 43,5% |
Amazon | 3,2 mi | 3,6 mi | 8,4% | 9,3% | 2,3 mi | 2,4 mi | 7,8% | 7,3% | 37,1% | 52% |
Lenovo | 2,8 mi | 2,8 mi | 7,5% | 7,3% | 1,8 mi | 1,9 mi | 6,2% | 5,7% | 52,9% | 51% |
Outros | 5,5 mi | 8 mi | 14,7% | 20,7% | 5,4 mi | 7,8 mi | 18,1% | 24% | 2,7% | 2% |
De acordo com os analistas da Canalys, os números registrados no segundo trimestre foram equivalentes aos do final do ano, época em que datas como a Black Friday e Natal impulsionam as vendas de eletrônicos.
Entre os motivos apresentados estão o custo mais acessível em comparação com a maioria dos notebooks, com destaque para o modelo de entrada da linha iPad, líder absoluto de vendas ao isolar os modelos, posição que o iPad 8 tem tudo para manter.