Campeão de vendas: iPad completa 10 anos com 500 milhões de unidades vendidas

Por Rubens Eishima | 16 de Setembro de 2020 às 12h00
Apple/reprodução
Tudo sobre

Saiba tudo sobre iPad Air (2020) LTE

Ficha técnica

Durante o anúncio das novas gerações das linhas iPad e iPad Air, o CEO da Apple, Tim Cook, divulgou dados de vendas da linha de tablets da marca, que completa 10 anos neste ano. O modelo vendeu meio bilhão de unidades em seus diferentes modelos e gerações desde o lançamento.

A divulgação rompe a tradicional discrição da empresa com relação a números de vendas, especialmente de uma categoria de produto que era considerada em queda. Outro dado interessante compartilhado por Cook é que 53% dos compradores de iPads estão adquirindo seu primeiro tablet da Apple.

8ª geração do iPad foi anunciada ontem (Imagem: Divulgação/Apple)

Mercado aquecido

A atualização do iPad e iPad Air chega em um momento importante, em que o mercado de tablets reverteu a queda dos últimos anos, fortemente empurrado pelas recomendações de distanciamento físico e trabalho remoto.

Segundo números das consultorias Canalys e IDC, a Apple é disparada a líder de mercado, mas viu sua liderança cair no segundo trimestre de 2020, período em que foi a fabricante que menos cresceu em vendas entre as cinco principais marcas do segmento.

Remessas 2ºT 2020 % Mercado 2ºT 2020 Remessas 2ºT 2019 % Mercado 2ºT 2019 Crescimento anual
Canalys IDC Canalys IDC Canalys IDC Canalys IDC Canalys IDC
Apple 14,2 mi 12,4 mi 38% 32,2¨% 11,9 mi 12,3 mi 40% 37,6% 19,8% 1,3%
Samsung 7 mi 7 mi 18,7% 18,1% 5 mi 4,9 mi 17% 15,1% 39,2% 42,5%
Huawei 4,8 mi 4,8 mi 12,7% 12,4% 3,3 mi 3,3 mi 11,1% 10,3% 44,5% 43,5%
Amazon 3,2 mi 3,6 mi 8,4% 9,3% 2,3 mi 2,4 mi 7,8% 7,3% 37,1% 52%
Lenovo 2,8 mi 2,8 mi 7,5% 7,3% 1,8 mi 1,9 mi 6,2% 5,7% 52,9% 51%
Outros 5,5 mi 8 mi 14,7% 20,7% 5,4 mi 7,8 mi 18,1% 24% 2,7% 2%

De acordo com os analistas da Canalys, os números registrados no segundo trimestre foram equivalentes aos do final do ano, época em que datas como a Black Friday e Natal impulsionam as vendas de eletrônicos.

Entre os motivos apresentados estão o custo mais acessível em comparação com a maioria dos notebooks, com destaque para o modelo de entrada da linha iPad, líder absoluto de vendas ao isolar os modelos, posição que o iPad 8 tem tudo para manter.

Fonte: Apple, Canalys, IDC

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.