Apple pode encerrar a produção do iPad mini, diz site

Por Redação | 17.07.2015 às 11:13

O iPad mini pode estar com seus dias contados. Embora a versão reduzida do tablet sempre tenha vendido muito bem a ponto de garantir novos modelos todos os anos, parece que a Apple está planejando encerrar a sua produção em breve.

O rumor surgiu a partir das páginas do jornal chinês Economic Daily News, que afirma que a empresa pretende encerrar a fabricação do aparelho para se concentrar em outros produtos. A previsão é do consultor de investimentos da Fubon Hardware, Liaoxian Li, que acredita que o próximo modelo do iPad mini será o último.

Como o site Business Insider relembra, essa não é a primeira vez que o jornal decreta a morte do pequeno tablet. No fim do ano passado, a página já havia comentado sobre essa possiblidade alegando que a Apple iria encerrar a produção do mini a partir do momento que lançasse o modelo de 12 polegadas — algo que, até o momento, não aconteceu.

iPad

E o periódico chinês volta a bater nessa tecla. Segundo ele, o iPad mini vai ser deixado de lado exatamente para que a fabricante se concentre no novo modelo, que deve chegar ainda em 2015, mais especificamente no final do ano — embora nenhum comentário oficial sobre o assunto tenha sido feito. Mais do que isso, a chegada dessa versão também iria atrasar o lançamento da nova geração de iPad Air para o ano que vem.

Contudo, nem todo mundo concorda com essas previsões. Sites como Bloomberg e o Wall Street Journal refutam esse rumor, afirmando que a Apple deve manter a tradição e trazer o seu próximo iPad Air já nos próximos meses como todo mundo espera.

Um dos pontos que pesa contra o rumor está exatamente na popularidade do mini. Por mais que as vendas do tablet de 9,7 polegadas ainda sejam maiores, a diferença não é tão grande assim a ponto de justificar o término de sua produção. De acordo com dados divulgados recentemente pela Consumer Intelligence Research Partners, uma pesquisa realizada com 500 clientes da Apple entre janeiro e março deste ano mostrou que 37% das vendas de iPad nos Estados Unidos são do mini.

Além disso, há um fator ainda mais prático que coloca em xeque o boato: a credibilidade do jornal chinês. O Economic Daily News não apenas vem insistindo há alguns meses no fim do pequeno tablet como ainda coleciona outros rumores que nunca se tornaram realidade, como o de que o próximo iPhone deve vir com uma tela 3D que dispensaria o uso de óculos especiais, semelhante ao que já temos no Nintendo 3DS.

Ainda assim, isso não significa que o iPad mini está com seu futuro garantido, principalmente por conta das constantes críticas que a Apple vem recebendo por conta da falta de novidades no aparelho que justifiquem seu alto preço — algo que vem se tornando mais frequente e, consequentemente, diminuindo o interesse do consumidor no aparelho.

Via: Economic Daily News, Business Insider, Bloomberg, The Wall Street Journal