Apesar da queda nas vendas, Apple continua líder no mercado de tablets

Por Redação | 03.08.2016 às 12:56

De acordo com os últimos dados da International Data Corporation (IDC), empresa de inteligência de mercado, a Apple continua líder no mercado de tablets apesar da queda global das vendas. O relatório é baseado no anúncio fiscal feito pela empresa na semana passada e que reportou a venda de quase 10 milhões de iPads durante os meses de abril, maio e junho.

O número representou uma queda ante os 11 milhões vendidos no mesmo período do ano passado, mas a IDC mostrou que a Apple ainda assim aumentou sua participação no mercado de tablets enquanto a Samsung, que ocupa a segunda posição, viu suas vendas e seu market share caírem. O mercado de tablets como um todo sofreu uma redução de vendas de 12,3% em um ano, passando de 41 milhões de unidades vendidas para 38,7 milhões.

IDC market share tablets

Vendas e participação de mercado das maiores empresas do ramo (Imagem: IDC)

No pelotão de baixo, a Lenovo acompanhou a Samsung e se manteve na 3ª posição com 2,5 milhões de unidades vendidas e 6,6% de participação de mercado, enquanto a Huawei aumentou suas vendas em 71% chegando a 2,2 milhões e 5,6% de participação. A surpresa fica por conta da Amazon, que viu suas vendas crescerem incríveis 1208,9%, atingirem 1,6 milhões e aumentar sua participação para 4%, ficando em 5º lugar.

Enquanto a Apple continua liderando as vendas nesse mercado, o sistema operacional Android abocanhou 65% de tudo que foi vendido contra 26% do iOS e apenas 9% do Windows. Segundo o documento da IDC, o lançamento do iPad Pro de 9,7 polegadas ajudou a diminuir a queda nas vendas dos aparelhos e ainda ajudou a aumentar a receita e o preço médio das vendas. A reduções nos preços das gerações anteriores deverão ter o mesmo efeito para o resto de 2016, fazendo o público e as empresas avaliarem suas necessidades.

Via 9to5mac