Uma questão de preço: vendas de tablets Android podem superar os iPads em 2013

Por Redação | 14 de Novembro de 2012 às 10h40

O iPad reinou durante um bom tempo no mundo dos tablets, mas alguns especialistas acreditam que essa liderança está com os dias contados. Culpa dos aparelhos Android que estão chegando cada vez com mais força no mercado.

Desde o seu lançamento, em 2010, o tablet da Apple vendeu cerca de 100 milhões de unidades. Na época ele chegou a dominar 87% do mercado, de acordo com informações da International Data Corporation (IDC). Falando de dados mais recentes, há pouco tempo Tim Cook disse que os iPads são responsáveis por 91% de todo o tráfego da internet feito por tablets.

Ontem (13), o analista da Finvista Advisors, Sameer Singh, declarou no blog Tech-Thoughts que as vendas de tablets com sistema Android vão superar os iPads em meados de 2013.

O último relatório do IDC sobre o mercado de tablets mostra que a participação do iPad caiu para 50,4% no terceiro trimestre de 2012. Cada novidade lançada pela Apple impulsiona as vendas do gadget, mas os tablets com sistema Android continuam ganhando terreno de maneira constante.

Participação no mercado de tablets gráfico

Em seis dos últimos oito trimestres, as taxas de vendas de tablets Android superaram o crescimento do iPad, sem contar ainda que o anúncio do lançamento do iPad mini ajudou na estagnação temporária das vendas do aparelho da Apple.

"Acreditamos que uma porcentagem considerável de consumidores interessados em comprar um tablet da Apple ficou de fora no terceiro trimestre devido à antecipação do anúncio sobre o novo iPad mini", disse Tom Mainelli, diretor de pesquisa sobre tablets da IDC.

Os comentários de Mainelli perante os resultados do último relatório sugerem que tudo se resume basicamente aos preços. A menos que Tim Cook e sua companhia tomem uma medida drástica, o crescimento lento e constante de vendas dos aparelhos Android acabará acompanhando o fluxo e refluxo das versões do iPad.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!