TouchID também pode chegar às próximas gerações do iPad

Por Redação | 28.04.2014 às 12:38
photo_camera CANALTECH

A biometria parece estar se tornando um padrão de segurança rapidamente adotado pelo mercado mobile. Após estrearem no iPhone 5S e também chegar ao rival Samsung Galaxy S5, os leitores de impressões digitais parecem estar a caminho também do iPad. Pelo menos é isso que mostra uma série de indicações encontradas por desenvolvedores no código do iOS 7.1.

Segundo informações do TechRadar, linhas de programação encontradas por desenvolvedores do sistema operacional da Apple exibem diversas referências ao iPad e sua versão Mini na programação do sistema TouchID. Como eles estão prestes a serem anunciados e, possivelmente cheguem ao mercado rodando essa versão da plataforma, é bem provável que tal inclusão não esteja lá por acaso, mas seja uma preparação prévia do iOS para a chegada dos novos aparelhos.

O site 9to5Mac, porém, jogou um pouco de água fria sobre os rumores. De acordo com o veículo, referências conjuntas ao iPad e o TouchID já estão presentes no iOS há algum tempo e, por enquanto, não existe nenhum indício de que a tecnologia realmente vá chegar aos tablets. Ainda assim, por mais que essa não seja uma possibilidade imediata, a presença de códigos do tipo mostram que de fato há intenção por parte da Apple de usar tais sistemas em algum momento.

No iPhone, a biometria é usada apenas para desbloqueio do celular e transações realizadas pela loja oficial da Apple, mas sem que as informações de impressão digital sejam transmitidas pela internet. Essa é a principal diferença em relação à solução adotada pela Samsung que abriu a tecnologia para desenvolvedores parceiros e os permite utilizá-la livremente. A opção é vista com ceticismo por especialistas de segurança, principalmente depois que a operadora de pagamentos PayPal se posicionou como uma das principais parceiras da fabricante.