Testamos o Novo iPad

Sim amigos! O Canaltech conseguiu trazer um Novo iPad - lá de fora - antes do lançamento do gadget em terras tupiniquins, que rola a partir das 10 horas da manhã dessa sexta feira (11). Nós ficamos muito impressionados com a tela, mas o aparelho esquenta demais!

Novo iPad (Foto: André Fogaça/Ultra Downloads)

Novo iPad

Por fora, o que muda?

Novo iPad (Foto: André Fogaça/Ultra Downloads)

Novo iPad

Ele é basicamente o mesmo gadget que foi lançado em março do ano passado, o iPad 2. Por fora nós não conseguimos distingui-los quando os colocamos lado a lado em momento algum, só quando olhamos para a lente da câmera: no Novo iPad ela é ligeiramente maior, com um fundo azul maior do que a do iPad 2.

Novo iPad (Foto: André Fogaça/Ultra Downloads)

Novo iPad

Por aqui a câmera está bem evoluída. Há uma nova interface para este recurso, que introduziu o botão de disparo dentro da tela e sem nenhuma barra em sua volta. O Siri está presente apenas como forma de digitar texto por comando de voz (o que é bem divertido), mas sem nenhum comando como os existentes no iPhone 4S.

Câmera do novo iPad (Foto: André Fogaça/Ultra Downloads)

Câmera do novo iPad

A Tela! Tela resolucionária?

Agora a tela. Ela é realmente incrível e tudo parece muito mais nítido do que em qualquer outra. Até mais do que naqueles enormes aparelhos de TV que vemos nos varejistas. Realmente impressionante. Mas toda esta resolução gigantesca (2048 x 1536 pixels, quatro vezes superior ao iPad 2) demanda muita energia e processamento da GPU. Resultado? O Novo iPad esquenta, e esquenta demais.

Ícone em ambos os iPads (Foto: André Fogaça/Ultra Downloads)

Veja o mesmo ícone em ambos os iPads

O calor é tanto que chega a incomodar durante o uso. O equipamento esquenta até quando você apenas navega por sua conta do Facebook ou Twitter, ou vê fotos. Quando jogamos dois games pesados, o calor realmente foi o principal assunto dos testes. Imagine que é a mesma coisa do que um notebook encostado direto nas suas pernas, sem nenhuma calça ou qualquer outra proteção. Basta desligar a tela que ele volta a baixar a temperatura.

Ícone do Google Maps em ambos os iPads (Foto: André Fogaça/Ultra Downloads)

Ícone do Google Maps em ambos os iPads

Os gráficos aqui são incríveis, mas - na prática - nada muito além do que o iPad 2 já fazia. Ainda faltam games feitos exclusivamente para a plataforma e este nível de resolução, que possam aproveitar a nova GPU por completo, mas esperamos que a Apple possa resolver - sei lá de qual forma - o calor gerado.

A falta de jogos com grande diferença entre o iPad 2 e o novo iPad é comparável ao conteúdo quase que invisível de vídeos em 3D para as TVs que são vendidas com este recurso.

Jogar Infinity Blade II, um dos melhores jogos para iPad - e bastante pesado - por mais de 20 minutos é insuportável, e dá medo de que o gadget sofra algum dano pelo calor.

E por falar em jogo, confira um vídeo comparativo que fizemos entre o iPad 2 e o novo iPad, mostrando as diferenças quando rodamos os jogos Infinity Blade II e o Sky Gamblers: Air Supremacy, navegamos na Internet ou mesmo quando abrimos a App Store:

Vale a compra?

Se você não tem nenhum iPad vale sim. Se você tem um iPad 2 e está curtindo o tablet, fique com ele ainda e espere algo novo da Apple. Quem não tem nenhum pode até aproveitar descontos do iPad 2 e levar o tablet da marca da maçã com um preço menos exorbitante.

Vendas e preços

As vendas se iniciaram meia-noite de ontem (quinta-feira, dia 10) na Internet e só hoje de manhã nas lojas físicas. Muitas chegaram a abrir uma hora mais cedo por causa do Novo iPad.

O tablet está sendo vendido a partir de R$ 1.549 (modelo de 16GB, com Wi-Fi e sem 3G).

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.